REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorForchetti, Daniella-
dc.contributor.advisor1Passos, Maria Consuêlo-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:12:17Z-
dc.date.available2016-03-09-
dc.date.issued2000-03-30-
dc.identifier.citationForchetti, Daniella. A história de Iago: o menino guerreiro no mundo da comunicação alternativa. 2000. 152 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12073-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é estudar a construção da autonomia do portador de múltipla deficiência através de um processo terapêutico fonoaudiológico. Nesse processo foi utilizado um sistema de comunicação alternativa baseado nos estudos realizados por Jean Van Dijk. Ele mostrou que as crianças portadoras de múltipla deficiência têm dificuldades em distinguir a si mesma, sendo, os outros, prolongamentos de seu próprio corpo. Por isso, a separação do eu e do outro é essencial para o desenvolvimento de suas atitudes representativas e simbólicas, imprescindíveis para seu desenvolvimento de linguagem. A criança portadora de múltipla deficiência descobre que seu corpo é um veículo com o qual poderá explorar o mundo através do movimento e da interação com um adulto/ terapeuta. Mais do que discutir o tema amplamente - a linguagem do portador de múltipla deficiência - a perspectiva deste trabalho é valorizar no processo terapêutico o respeito às diferenças; e realizar as adaptações necessárias para que o paciente se comunique da forma mais autônoma possível, só assim, poderá rumar a sua independênciapor
dc.description.abstractThis research goal is to study the construction of the multi handicapped autonomy throujh a speech therapy. In this process an alternative communication system, basen on Jean Van Dijk studies, was used. He demonstrated that multihandicapped children have difficulties in distinguishing themselves, the others being extensions of their own bodies. Therefore, separating oneself from the others is essential for their representative and symbolic attitude indispensable to their language development. The child discovers that his body is a vehicle with which he will explore the world throujh movement and thoujh out an adult/therapist interaction. More than widely discuss the theme multihandicapped child s language this work s perspective is to valorize the therapeutic process the respect to differences; to realize the necessary adaptations so that the patient can communicate; a on the must autonomous way possible. Only then he will be able to navigate to his independencyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24982/tese_61218.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúltipla deficiência sensorialpor
dc.subjectSurdocegopor
dc.subjectTranstornos da comunicaçãopor
dc.subjectTerapia da fala para criançaspor
dc.subjectTranstornos da linguagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleA história de Iago: o menino guerreiro no mundo da comunicação alternativapor
dc.typeDissertaçãopor
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