Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Forchetti, Daniella | - |
dc.contributor.advisor1 | Passos, Maria Consuêlo | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T18:12:17Z | - |
dc.date.available | 2016-03-09 | - |
dc.date.issued | 2000-03-30 | - |
dc.identifier.citation | Forchetti, Daniella. A história de Iago: o menino guerreiro no mundo da comunicação alternativa. 2000. 152 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12073 | - |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é estudar a construção da autonomia do portador de múltipla deficiência através de um processo terapêutico fonoaudiológico. Nesse processo foi utilizado um sistema de comunicação alternativa baseado nos estudos realizados por Jean Van Dijk. Ele mostrou que as crianças portadoras de múltipla deficiência têm dificuldades em distinguir a si mesma, sendo, os outros, prolongamentos de seu próprio corpo. Por isso, a separação do eu e do outro é essencial para o desenvolvimento de suas atitudes representativas e simbólicas, imprescindíveis para seu desenvolvimento de linguagem. A criança portadora de múltipla deficiência descobre que seu corpo é um veículo com o qual poderá explorar o mundo através do movimento e da interação com um adulto/ terapeuta. Mais do que discutir o tema amplamente - a linguagem do portador de múltipla deficiência - a perspectiva deste trabalho é valorizar no processo terapêutico o respeito às diferenças; e realizar as adaptações necessárias para que o paciente se comunique da forma mais autônoma possível, só assim, poderá rumar a sua independência | por |
dc.description.abstract | This research goal is to study the construction of the multi handicapped autonomy throujh a speech therapy. In this process an alternative communication system, basen on Jean Van Dijk studies, was used. He demonstrated that multihandicapped children have difficulties in distinguishing themselves, the others being extensions of their own bodies. Therefore, separating oneself from the others is essential for their representative and symbolic attitude indispensable to their language development. The child discovers that his body is a vehicle with which he will explore the world throujh movement and thoujh out an adult/therapist interaction. More than widely discuss the theme multihandicapped child s language this work s perspective is to valorize the therapeutic process the respect to differences; to realize the necessary adaptations so that the patient can communicate; a on the must autonomous way possible. Only then he will be able to navigate to his independency | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24982/tese_61218.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Múltipla deficiência sensorial | por |
dc.subject | Surdocego | por |
dc.subject | Transtornos da comunicação | por |
dc.subject | Terapia da fala para crianças | por |
dc.subject | Transtornos da linguagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.title | A história de Iago: o menino guerreiro no mundo da comunicação alternativa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_61218.pdf | 427,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.