???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12068
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relatos de professores sobre as mudanças metodológicas em uma escola para deficientes auditivos
Autor: Valverde, Rosa de Lurdes
Primeiro orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Este trabalho foi realizado com os profissionais que trabalham ou ja trabalharam no Instituto Educacional São Paulo da Divisao de Educação e Reabilitação dos Disturbios da Comunicação (DERDIC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo principal deste estudo foi descrever e analisar como as mudanças metodológicas foram vivenciadas e assimiladas pelos professores da escola de ensino especial - IESP/DERDIC/PUCSP, através do relato de suas experiências no processo historico da instituição. A intenção ao descrever este estudo e de colaborar para a divulgação do trabalho dos profissionais da educação do deficiente auditivo, especialmente dos professores, ja que poucas referências são encontradas sobre a prática didatica na área de Distúrbios da Comunicação. Para a descrição e análise de como as mudanças metodológicas foram vivenciadas e assimiladas pelos professores, foram utilizados os depoimentos gravados dos profissionais e a documentação existente nos arquivos do IESP/DERDIC/PUCSP. Os resultados obtidos revelaram que os profissionais do IESP /DERDIC/PUCSP tiveram um crescimento teórico e prático que desenvolveram na trajetória histórica da instituição, o que propiciou a criação de novas fontes de conhecimento, informação e formação de pessoal técnico e acadêmico dentro da área de Distúrbios da Comunicação. O professor passou de simples aplicador de planejamentos e currrculos, a planejador, executor e avaliador de seu proprio trabalho numa equipe multidisciplinar. Percorreu um caminho de adaptações e criação de materiais didaticos ate chegar a divulgação e assessoria do seu conhecimento em ãmbito nacional.
Palavras-chave: Métodos de educação do deficiente auditivo;
Fonoaudiologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Valverde, Rosa de Lurdes. Relatos de professores sobre as mudanças metodológicas em uma escola para deficientes auditivos. 1992. 132 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12068
Data de defesa: 30-Mar-1992
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosa de Lurdes Valverde.pdf13,17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.