REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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Tipo: Dissertação
Título: Leitura de histórias em voz alta: proposta de intervenção de um fonoaudiólogo com professores
Autor(es): Cordeiro, Cintia Ortegosa
Primeiro Orientador: Ferreira, Leslie Piccolotto
Resumo: A leitura em voz alta em sala de aula exige uso de recursos vocais para obter a atenção, motivação, suspense e curiosidade dos alunos. Objetivo: investigar os efeitos de uma intervenção realizada por um fonoaudiólogo, com foco na expressividade oral, para melhorar a leitura de histórias em voz alta de professoras de educação infantil. Método: três professoras foram submetidas a essa intervenção (seis encontros) e a gravação (gravador Marantz, com microfone AKG) de leitura em voz alta do livro: Bruxa Bruxa! Por favor venha a minha festa , nos momentos pré e pós-intervenção.. As amostras de leitura foram, digitalizadas em formato wav., editadas, e devidamente etiquetadas no Praat. Apenas o trecho correspondente a frase Gato, Gato! Por favor venha a minha festa foi destacado para análise. Foram extraídas medidas acústicas da duração desse enunciado e 35 professores, na função de juízes, ouviram individualmente as amostras referente à leitura das professoras sem o conhecimento de quais situações eram pré ou pós intervenção. Esses registraram as impressões auditivas classificando-as como iguais ou diferentes. Caso fossem diferentes, deveriam escolher qual era mais: cativante, motivante, interessante, melodiosa, clara e pausada. Verificou-se os conhecimentos obtidos das participantes, por meio de uma ficha de avaliação entregue após a intervenção. Resultados: Na inspeção acústica houve aumento das medidas de duração do enunciado nas três participantes depois da intervenção. A maioria dos juízes notou diferença estatisticamente significativa entre as leituras (pré e pós intervenção) em todas participantes, considerando o momento pós-intervenção das três professoras como mais cativante, interessante, motivador, pausado e melodioso. As professoras referiram efeitos positivos da intervenção, percebidos em todos aspectos de expressividade oral trabalhados. Após a intervenção as participantes revelaram terem obtido novos conhecimentos em relação à expressividade e colocaram esses em prática. Conclusões: Os professores juízes perceberam diferença significativa nas leituras e julgaram melhor o momento pósintervenção, principalmente quanto a estar mais pausada, melodiosa, interessante, cativante e motivadora para o público infantil. O programa de intervenção gerou efeito positivo nas participantes
Abstract: This paper reports the results of an investigation of the effects of a story-readingaloud program on some expressiveness features in kindergarten teachers. Methods: Three preschool teachers were engaged in a simulated story-reading-aloud task and produced narrations as they normally do with their students. The narrations were audio-recorded using a Marantz professional tape recorder and an AKG microphone. Each narration was digitized individually using Praat. The effects of the programs were assessed doing the same recording procedures after the intervention. Thirty five kindergarten experienced teachers listened to the speech samples from the different moments (before and after the story-reading program) and made comparative judgments regarding pauses, clarity, interesting, motivation and melody. Results: Results showed that the teachers modified their speech at multiple levels. As a group, the participants demonstrated increased enunciation duration. The majority of the judges noticed statistically significant differences between the reading samples (before and after intervention) in all participants, considering the moment after intervention from the teachers as more: interesting, motivational, paused and melodic. The teachers referred positive effects from the intervention, referred in every aspect of oral expressiveness practiced. The participants reveled obtaining new vocal expressiveness knowledge after intervention and put this is use during in their work activities. Conclusion: Enunciation duration significantly increased when reading the stories aloud after intervention. The kindergarten experienced teachers, who listened the samples, noticed statistically significant differences between the reading samples and judged the moment after intervention as the best, mainly as being more paused, melodic, interesting, and motivating for children. The intervention program had a positive effect among the participants
Palavras-chave: Voz
Expressividade
Leitura
Voice
Expressiveness
Reading
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Fonoaudiologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Cordeiro, Cintia Ortegosa. Leitura de histórias em voz alta: proposta de intervenção de um fonoaudiólogo com professores. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12026
Data do documento: 14-Set-2015
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