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Tipo do documento: Dissertação
Título: Validação dos indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente
Título(s) alternativo(s): Validation of the risk indicators for the constitution of the reader/writer
Autor: Venezian, Janaina de Albuquerque 
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria Ayres de Camargo
Resumo: Dado o alto índice de analfabetismo funcional na população, pessoas com baixa escolarização ou que passam por anos de escola e não realizam a leitura e a escrita de maneira competente, questiona-­‐se como o fonoaudiólogo poderia atuar para modificar esse panorama. OBJETIVO: Validar indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente. MÉTODO: estudo exploratório de abordagem quanti-­‐qualitativa no qual um questionário retrospectivo de auto preenchimento, elaborado a partir de indicadores de risco para a escrita, foi aplicado a uma população de 293 pais de crianças de uma escola pública do município de São Paulo. A sondagem, avaliação oficial realizada nas escolas estaduais de São Paulo, e a avaliação da produção de texto foram utilizadas como dados complementares sobre o desempenho atual da criança em leitura e escrita. Os dados obtidos foram analisados conforme a teoria adotada e estatisticamente. Foram calculadas as validades interna e externa do instrumento: confiabilidade, validade convergente e validade do construto. RESULTADOS: verifica-­‐se que a confiabilidade do questionário foi de αCronbach=0,73, considerado aceitável, conforme referência. Na análise de validade convergente, verificou-­‐se que o questionário apresentou uma correlação positiva estatisticamente significativa com a sondagem (r=0,27; p<0,001), correlação classificada como regular. Já o questionário e o desempenho na produção de texto tiveram correlação estatisticamente positiva somente para aqueles preenchidos por responsáveis que apresentaram queixa em relação a leitura e escrita de seus filhos (r=0,55; p=0,029). Foi possível atestar a validade do construto em um conjunto de 8 dos 15 indicadores propostos inicialmente. CONCLUSÃO: A pesquisa permitiu a validação de indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente. Sugerimos que a mesma seja extendida a um contingente maior de sujeitos, de diferentes idades e níveis sócio econômicos e, ao mesmo tempo, que sejam elaboradas medidas de intervenção para os casos em que os resultados da aplicação dos indicadores apontem para a possibilidade de problemas no domínio da leitura e da escrita
Abstract: Due to the high functional illiteracy rate in the population among people with low schooling or those who attend school for years and do not perform the reading and writing competently, we wonder how the speech terapist could act to modify this panorama. OBJECTIVE: Validate risk indicators for the constitution of the reader/writer. METHOD: It is a quantitative-­‐ qualitative research, in which a retrospective auto fill questionnaire, based on risk indicators for reading/writing, was applied to a population of 293 parents of children from a public school in São Paulo. The poll, official evaluation in the public schools of São Paulo, and the evaluation of text production were used as additional data about the current performance of the children in reading and writing. Data were analyzed according to the adopted theory and statistically. We calculated the internal and external validity of the instrument: reliability, convergent validity and construct validity. RESULTS: it was possible to verify that the reliability of questionnaire was of αCronbach=0,73, considered acceptable, as reference. In convergent validity analysis, it was found that the questionnaire showed a statistically significant positive correlation to the poll (r=0,27; p<0,001), correlation classified as regular. But the questionnaire and performance on text production had statistically positive correlation only for those filled by parents who had complaints about their children s reading and writing (r=0,55; p=0,029). It was possible to attest the validity of the construct in a set of 8 of the 15 indicators initially proposed. CONCLUSION: The research allowed the validation of risk indicators for the constitution of the reader/writer. We suggest it to be extended to a larger number of subjects, of different ages and socio economic levels and, at the same time that intervention measures be developed for cases where the results of the application of the indicators point to the possibility of problems in reading and writing
Palavras-chave: Estudos de Validação
indicadores de qualidade em assistência à saúde
Fonoaudiologia
Leitura e escrita
Educação
Validation studies
Quality indicators in health care
Speech Therapy
Reading and writing
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Venezian, Janaina de Albuquerque. Validation of the risk indicators for the constitution of the reader/writer. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12018
Data de defesa: 29-Apr-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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