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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os efeitos do diagnóstico nos pais da criança surda: uma análise discursiva
Título(s) alternativo(s): The effects of diagnosis of the discourse of deaf children's parents
Autor: Tavares, Mércia 
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria
Resumo: Na maioria das vezes, a surdez e as inadequações da família são partes da "causa" do desenvolvimento global atípico da criança surda. Esta dissertação tem como objetivo analisar os efeitos produzidos nos pais pelo diagnóstico do seu filho surdo, por meio de uma escuta que localiza e pontua o verdadeiro sentido do discurso dos pais. É a família o lugar ideal para se iniciar o atendimento de base para os surdos, por ser a primeira escola onde as capacidades das crianças são desenvolvidas. Pais preparados e mães conscientes de seu papel obtêm o aproveitamento de todas as oportunidades geradas no lar. A criança surda que recebe "orientação" adequada através da família, prepara-se para o desenvolvimento cognitivo, podendo atingir patamares compatíveis com as crianças que escutam, da mesma idade e condição social. Uma família ouvinte não sabe como conseguir atenção de uma criança surda, apesar de a comunicação e a interação serem imprescindíveis para o desenvolvimento da linguagem. Uma família com o filho surdo precisa ter' uma orientação ou "escuta"? Esta questão remete-nos à ilusão de controle do andamento terapêutico, sugerindo que a ajuda da mãe poderá fazer com que o trabalho ocorra de forma mais eficaz em tempo e resultados. Esses momentos parecem sugerir uma adequação das situações e relações estabelecidas com o paciente a fim de que este possa alcançar o "falar ideal". A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, a partir de entrevista com seis famílias de crianças surdas, por meio de método Análise do Discurso, de linha francesa, que aponta a ilusão de controle da linguagem. O sujeito é, na relação dos dizeres, assujeitados pela linguagem; ou seja, o dizer das falas dos pais ganha sentido no discursivo - no dizer do outro. Daí percebe-se através do discurso dos pais, que foram eles os primeiros a observar o sinal da surdez, e sente-se como este diagnóstico da deficiência interfere na vida, e no desenvolvimento psico-social e na integração da família. A teoria interacionista proposta por De Lemos é identificada como lugar que leva em conta a questão da linguagem em sua autonomia. A partir do entendimento da linguagem como funcionamento, noções e procedimentos adotados na "orientação" do atendimento à criança surda são repensados. Esses questionamentos são alimentados pela análise de episódios dos discursos, extraídos mediante o discurso dos pais pelo qual se conclua, que os efeitos do diagnóstico nos pais da criança surda se dá principalmente, pelas diferenças de visão dos diversos profissionais que atuam com a criança surda, pela cultura e ideologia dos pais e da sociedade. Daí, parte-se por uma mudança de paradigma ao esclarecer os pais sobre o verdadeiro sentido da surdez, em uma sociedade despreparada para a diferença, passa de modo que essa ser interpretada como déficit É necessário lembrar que os profissionais das áreas: Educacional; da Medicina; da Audiologia e, principalmente, aqueles que viabilizam as "orientações familiares", devem modificar seus discursos, deslocando-se, acolhendo a deficiência como diferença, sem pedir em troca, pelo surdo, a assimilação colonialista do discurso da normalidade
Abstract: This study aims to analyze the effects of diagnosis on deaf children's parents. Its first step is a literature revision where those:effects are defined, determined and analyzed. The second stage focuses on a rereading of mentioned effetcs and so analyzes the discourse of the parents of sex deaf children, which the author obtained by interviewing both mothers and fathers. Chosen methodology has been the discourse, analysis of a french line which acts both as a theoretical support and an analysis procedure. Discourse analysis shows the ilusion of a language co~trol as well as states that in the field of language relations, the subject is submited to that very language, which means that what those parents say only makessense throught their interpreter's discourse. Parents are the ones who first notice their children's lack of hearing, and they conceive the diagnosis as the moment of facing deafness inexorability. In order to understand those effects origin and nature, the author facuses on the opposition deficiency / difference and proposes that diagnosis be followed by a "Iistening" of those parents as the way to interpret their doubts and to show them, that treatment can be performed in different ways. To involve parents in their deaf chil~ren's attendance process is the conclusion of this research which proposes to change deafness meaning for the family, and by doing so, to mitigate its perverse effects, as well as to make parents to realize deafness several meanings and its relationship with our society's stigmatizing ideology
Palavras-chave: Disturbios da audição em crianças
Surdez
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Tavares, Mércia. Os efeitos do diagnóstico nos pais da criança surda: uma análise discursiva. 2001. 181 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12000
Data de defesa: 8-Sep-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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