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Tipo do documento: Dissertação
Título: Clínica fonoaudiológica: uma discussão sobre a terapêutica dos desvios de linguagem
Autor: Faim, Mônica Girotto Toledo de Castro
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria
Resumo: Este trabalho discute a terapêutica dos desvios de linguagem, por meio de uma reflexão que relaciona a compreensão do fenômeno manifesto à proposta de intervenção fonoaudiológica. Entendendo que a "'leitura" do fenômeno clínico decorre da posição teórica adotada, optou-se por realizar a análise de três vertentes principais q e têm norteado algumas propostas. São elas: a Epistemologia Genética Piagetiana, a Lingüística Formal e o Interacionismo. A primeira análise e a segunda denunciam problemas. Conclui-se que elas não permitem que questões vinculadas à constituição do sujeito na/pela linguagem e seu processo de subjetivação possam ser tocadas. Já as propostas terapêuticas norteadas pelo Interacionismo trazem avanços na contemplação das questões da linguagem. Contudo, identifica-se que a possibilidade da articulação das questões de linguagem às questões clínicas permanece afastada de cena. Para ampliar a compreensão de porquê não é possível estabelecer um "dizer" mais efetivo, alço os princípios que determinam o funcionamento estrutural da clínica e os elementos que a compõem. Esses conhecimentos permitem concluir que o atendimento fonoaudiológico de desvios de linguagem não pode se aproximar de um modelo de estrutura clínica inspirado pela medicina, posto que os problemas de Finalizo, apontado a necessidade de que os esforços se voltem, neste linguagem só podem ser tocados quando remetidos a uma estrutura clínica voltada às questões simbólicas. Concluo, dizendo que o avanço da terapêutica depeJ;1de da produção de conhecimentos que possam atender aos princípios de co-variãncia eco-articulação dos elementos estruturais de uma clínica subjetiva, esta clínica deve ter seu trabalho voltado para a patologia de linguagem. momento, para a constituição de um projeto ético na fonoaudiologia
Abstract: The purpose of this study is to discuss the therapeutic of speech deviation or disturbance through a reflexion which relates the shown phenomenon understanding to a proposal of a speech therapy intervention. 8ased on the fact that, the clinical phenomenon "reading" depends on the theoretical position adopted, an analysis of the three mainly sources which have guided some proposals was held. They are: Piaget's Genetic Epistemology, Formal Linguistics and "Interacionismo". The first and second analyses show problem. Thus, they do not let us touch the questions linked to the subject by the speech, in a subjective processo On the other hand, therapeutic proposals guided by the Interacionismo bring In order to understand why it is not possible to establish a more effective I "saying", I use the principies which determine the clinic structural.functioning !a d its components. This knowledge leads us to conclude that the speech therapy for speech deviation or disturbance can not be close to a model of clinical structure prompted by the medical science, since the speech problems may be touched only when they are treated by a clinical structure turned to symbolic matters. To conclude, I link the improvement of therapeutic performance to a production of knowledge which leads to the principies of co-variance and co¬ articulation of structural elements of asubjective clinic, working towards the speech pathology. Finally, I point to the need of having ali the effçrts concentrated on building an ethical speech therapy project.
Palavras-chave: Desvios de linguagem
Clínica fonoaudiólogica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Faim, Mônica Girotto Toledo de Castro. Clínica fonoaudiológica: uma discussão sobre a terapêutica dos desvios de linguagem. 2002. 83 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11947
Data de defesa: 29-Jun-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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