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Tipo do documento: Dissertação
Título: Monitoramento audiológico em um grupo de crianças com indicadores de risco para a deficiência auditiva
Título(s) alternativo(s): Audiologic Monitoring of a group of children with risk indicator for hearing loss
Autor: Peixoto, Sabrina Alves Lima 
Primeiro orientador: Lewis, Doris Ruthy
Resumo: Introdução: O monitoramento audiológico de crianças com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) apresenta como propósito a identificação de perdas auditivas para que possam ser oferecidas intervenções terapêuticas adequadas, diminuindo assim a influência desse acometimento no desenvolvimento da fala e da linguagem. Objetivo: Estudar os resultados do monitoramento audiológico em um grupo de crianças com IRDA, submetidas ao protocolo de duas etapas na triagem auditiva neonatal (TAN). Método: A casuística foi dividida em dois grupos: grupo 1 (G1): crianças que falharam nas emissões otoacústicas por estímulo transiente (EOAT) e passaram na segunda etapa com Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Automático (PEATE-A); grupo 2 (G2): crianças com resultados satisfatórios tanto nas EOAT como no PEATE-A. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: timpanometria, EOAT e Audiometria de Reforço Visual (ARV), com fones de inserção ou em campo livre, nas frequências de 0.5, 1.0, 2.0 e 4.0 kHz. Nos casos de não condicionamento na ARV e de não aceitação da colocação dos fones de inserção e/ou transdutor ósseo pelas crianças com suspeita de perda auditiva, realizou-se o PEATE-click ou PEATE por frequência específica (PEATE-FE) nas frequências de 0.5 e 2kHz. Resultados: Do total de 34 crianças submetidas ao monitoramento audiológico, nove apresentaram alteração condutiva, três do G2 (N=17) e seis do G1 (N=17). Não foram detectadas perdas auditivas sensorioneurais em ambos os grupos. Conclusão: As crianças que falharam nas EOAT na TAN apresentaram maior prevalência de alterações auditivas condutivas no monitoramento audiológico em comparação com as que não falharam
Abstract: Introduction: The audiologic monitoring of children with risk indicators for hearing loss (RIHL) aims at the early identification of hearing losses in order to provide adequate therapeutic intervention, and therefore to reduce its consequences upon speech and language development of such children. Aim: To study the results of the audiologic monitoring in a group of children with RIHL submitted to a two-stage protocol of neonatal hearing screening (NHS). Method: Sample was divided in two groups: group 1 (G1) failed transient otoacoustic emission (TOAE) and passed the second stage with Automated Brainstem Auditory Evoked Potential (A-BAEP); and group 2 (G2) with satisfactory results in both procedures, TOAE and A-BAEP. Data collecting included tympanometry, TOAE and Visual Reinforcement Audiometry (VRA) with insertion phones or in free field at 0.5, 1.0, 2.0 and 4.0 kHz. Children who could not be conditioned or who didn t allow the placement of insertion phones and/or bone transducer underwent click-BAEP or frequency specific BAEP at 0,5 and 2.0 KHz. Results: Of the 34 children submitted to audiologic monitoring, 9 presented conductive disorder 3 from G2 (N=17) and 6 from G1 (N=17). No sensorineural hearing losses were detected in both groups. Neonates with RIHL and who failed TOAE presented greater prevalence of conductive hearing disorders in the audiologic monitoring when compared to children who did not fail
Palavras-chave: Indicadores de risco
Triagem
Perda auditiva
Avaliação audiológica infantil
Risk indicators
Screening
Hearing loss
Children hearing assessment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Peixoto, Sabrina Alves Lima. Audiologic Monitoring of a group of children with risk indicator for hearing loss. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11918
Data de defesa: 31-Jan-2012
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