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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do índice de desvantagem vocal e a presença de distúrbio de voz em docentes
Autor: Queiroz, Daniela Ramos de 
Primeiro orientador: Ferreira, Léslie Piccolloto
Resumo: As publicações científicas na área de voz profissional têm crescido nos últimos anos e, dentre elas, os professores fazem parte do grupo mais pesquisado. Os questionários de autorreferência auxiliam fonoaudiólogos a definir condutas de prevenção em relação aos distúrbios vocais, melhorando a qualidade de vida e de trabalho dos profissionais da voz. Objetivo: Analisar a associação entre o índice de desvantagem vocal em docentes com e sem distúrbio de voz, diagnosticados por meio de avaliação perceptivo-auditiva e visual. Método: Todas as 354 professoras que participaram do estudo responderam aos questionários Índice de Desvantagem Vocal (IDV) e Condição de Produção Vocal do Professor (CPV-P), além de terem sido submetidos à avaliação fonoaudiológica e otorrinolaringológica para identificação de possível distúrbio vocal. Para análise estatística dos resultados, foram utilizados os testes quiquadrado e Kruskal-Wallis. Resultados: Em relação ao CPV-P, os resultados evidenciam significância estatística para os dados número de escolas em que leciona (p=0,008) e tempo de profissão (p=0,048). Todos os domínios do IDV apresentaram resultados significativos quando comparadas as médias de cada domínio e os grupos pesquisados. Conclusão: No presente estudo, os docentes que apresentaram distúrbio vocal, diagnosticado por avaliação perceptivo-auditiva e/ou visual obtiveram maiores porcentagens em relação às respostas do IDV, indicando maior impacto da desvantagem vocal no seu dia-a-dia
Abstract: Scientific publications in professional voice have grown in recent years and, among them, teachers are the most searched. The completed self-referential speech help to define behaviors for preventing voice disorders in relation to improving the quality of life and work of a professional voice. Objective: To assess the association between the Vocal Handicap Index (VHI) in teachers with and without voice disorder, diagnosed by means of perceptual auditory and visual. Method: All 354teacherswho participated in the study responded to the questionnaires Vocal Handicap Index(VHI) and Condition of Vocal Production -Teacher (CPV-P), and have been submitted to a Speech Therapist evaluation and otorhinolaringologist to identify possible voice disorder. For statistical analysis, results were analyzed using Chi-square and Kruskal-Wallis test. Results: For the CPV-P, the results show statistical significance for the data "number of schools where she teaches" (p =0.008)and "professional time" (p =0.048). All areas of VHI showed significant results when comparing the mean of each domain and focus group research. Conclusion: In this study, teachers who had vocal disorder, diagnosed by the perceptual evaluation, and /or visual had higher percentages in relation to responses to VHI, indicating greater impact of disadvantage vocal in their day-to-day
Palavras-chave: Voz
Docentes
Distúrbios da voz
Voice
Teachers
Voice disorders
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Queiroz, Daniela Ramos de. Análise do índice de desvantagem vocal e a presença de distúrbio de voz em docentes. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11908
Data de defesa: 14-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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