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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desempenho de escolares para o teste de detecção de intervalo de silêncio em tom puro
Autor: Dias, Anna Marcella Neves 
Primeiro orientador: Santos, Teresa Maria Momensohn dos
Resumo: O teste de detecção de intervalos aleatórios de silêncio (Random Gap Detection Test RGDT) foi descrito por Keith (2000) com intuito de avaliar a habilidade de resolução temporal, ou seja, habilidade para detectar mudanças no estimulo em função do intervalo de tempo. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar os limiares de detecção de intervalos aleatórios de silêncio para amostras de tom puro em crianças na faixa etária de sete a 10 anos, comparando seus resultados com os dos norte-americanos. Os sujeitos foram recrutados em duas escolas particulares e em uma pública do centro do município de Juiz de Fora e encaminhados à Clinica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora. Dos 197 que compareceram à clínica, 74 foram selecionados para este estudo. Os procedimentos utilizados na seleção dos sujeitos foram: questionário com pais e/ou responsáveis, otoscopia, avaliação audiométrica e imitanciométrica. O RGDT constou da apresentação de pares de tons puros nas freqüências de 500, 1.000, 2.000 e 4.000 Hz, com intervalos aleatórios entre dois sons que variam de O a 40 ms. Os resultados encontrados demonstraram que as crianças brasileiras possuem limiares de detecção de intervalos de silêncio maiores, em. milissegundos, em todas as faixas etárias em relação aos limiares encontrados em crianças norte-americanas. Os dados mostraram que não somente a média do limiar de intervalo de silêncio das crianças brasileiras é maior do que a das norte-americanas, mas também o desvio padrão mostra maior variabilidade em crianças de sete a oito anos. Não foi observada diferença estatisticamente Dignificante entre crianças de sete a 10 anos em relação aos gêneros masculino e feminino. Quando comparados com a faixa etária, as crianças do gênero masculino apresentaram o mesmo desempenho das crianças do gênero feminino. Não houve diferença estatisticamente significante entre as faixas etárias, apesar de crianças menores apresentarem limiares maiores e uma maior variabilidade de respostas em relação às crianças maiores
Abstract: The random gap detection test (RGDT) was described by Keith (2000) to evaluate temporal resolution ability, i.e., the ability to detect time interval changes between tones. The aim of this research was to investigate random gap detection threshold for pure tones in children from seven to 10 years of age comparing our results with north american results. The subjects were recruited from two private schools and one public school in Juiz de Fora and were sent to ENT clinic from Juiz de Fora city, Minas Gerais State, Brazil. Out of 197, 74 children among seven to 10 years of age, were selected to compose our sample. The selection criteria were: a questionnaire for parents and/or caregivers, normal otoscopy, normal pure tone audiometry and imitanciometry. All the 74 children were submitted to the RGDT for the 500, 1.000, 2.000 and 4.000 Hz frequencies. The gaps varied from 0 to 40 ms and were presented randomly for each frequency. Our results showed that Brazilian children presented a higher RGDT threshold than American children at all ages. Analysis of data showed that not only the average threshold for the RGDT was higher but, the standard deviation was more variable (larger). There was no significant difference among children according age or gender, although we noticed that as children becomes older threshold for the RGDT becomes smaller
Palavras-chave: Processamento auditivo
Audiologia
Audicao (Fisiologia)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Dias, Anna Marcella Neves. Desempenho de escolares para o teste de detecção de intervalo de silêncio em tom puro. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11906
Data de defesa: 4-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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