???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11901
Tipo do documento: Dissertação
Título: Compreensão de textos por adolescentes surdos
Autor: Friães, Hilda Maria dos Santos
Primeiro orientador: Pereira, Maria Cristina da Cunha
Resumo: Este trabalho teve como objetivo entender como se dá a compreensão da leitura por estudantes surdos e qual o papel que a restrição do vocabulário desempenha nesta tarefa. Os surdos têm sido vistos, na literatura, como maus leitores devido, principalmente, à dificuldade que muitos apresentam na compreensão de textos e aos baixos níveis de leitura por eles alcançados. Tais problemas têm sido atribuídos geralmente à restrição de vocabulário, o que, segundo os autores, dificulta a tarefa de leitura, impede a compreensão e leva o aluno a se ater ao significado de cada vocábulo em vez de no conteúdo do que lêem. Foram sujeitos desta pesquisa quatro (04) estudantes das últimas séries do Ensino Fundamental do Instituto Educacional São Paulo (IESP), uma escola especial para surdos - da Divisão de Ensino e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP),em São Paulo. A análise dos dados obtidas através de um questionário e da leitura e relato de dois textos, revelou que todos os alunos compreenderam o que leram, mesmo referindo desconhecer alguns vocábulos. Tal rato, foi atribuído à atitude da família, às práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a própria concepção que os alunos parecem ter da leitura, como compreensão do conteúdo e não mera decodificação de símbolos gráficos
Palavras-chave: Audicao
Surdez
Surdos -- Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Friães, Hilda Maria dos Santos. Compreensão de textos por adolescentes surdos. 1999. 83 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11901
Data de defesa: 30-Nov-1999
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hilda Maria dos Santos Friaes.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.