???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1189
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância da comunicação no processo de adoção do consumidor de produtos orgânicos
Autor: Suszek, Ana Claudia
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância da comunicação no processo de adoção de produtos orgânicos pelo consumidor. Para que isso fosse possível foi traçado o panorama sobre o mercado de produtos orgânicos; identificado o processo de adoção do consumidor por novos produtos e as influências exercidas sobre ele e, analisada a comunicação entre produtores e intermediários com os consumidores de produtos orgânicos. Tal estudo justifica-se pelo grau de complexidade e pela recente investigação do tema de forma científica, não tendo como proposta, no entanto, a validação e generalização dos resultados para toda a categoria, mas sim, a discussão do problema, sem a busca de resultados conclusivos. Por ter caráter Exploratório, e para o alcance dos objetivos, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em fontes secundárias para a composição do Referencial Teórico e posteriormente Pesquisa Qualitativa através de Grupo de Foco. As informações obtidas foram trabalhadas á luz da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Neste sentido, os resultados da pesquisa apontaram falhas no processo de comunicação entre fornecedores e consumidores de produtos orgânicos, bem como nos canais de distribuição, desta forma inibindo o consumo
Abstract: This research aim to analyze the communication importance in the organic products adoption process by the consumers. In order to reach this goal, a panorama about the organic products market was traced, identifying the consumer adoption process for new products and the influences on this consumer, as well as the communication between producers and intermediaries with the organic products consumers was analyzed. This study justifies itself in the increasing complexity an in the recent investigation about the theme in a scientific approach, not only trying to validate and generalize the results for the category, but intending to discuss the problem and not trying to reach conclusive results. In its Exploratory character and to achieve its goals, firstly a bibliographic survey in secondary sources was done to consist the Theoretical Reference and after that a Qualitative Research by a Focus Group was developed. The information achieved in this research was worked according to the Content Analysis proposed by Bardin. In this way, the results pointed out some errors or flaws in the communication process between the organic products suppliers and consumers, as well as the distribution channels drawing a consume inhibition
Palavras-chave: Produtos orgânicos
Adoção do consumidor por novos produtos
Organic products
Consumer adoption process for new products
Consumidores -- Atitudes
Marketing ecologico
Produtos verdes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Suszek, Ana Claudia. A importância da comunicação no processo de adoção do consumidor de produtos orgânicos. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1189
Data de defesa: 28-Nov-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADM - Ana Claudia Suszek.pdf566,28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.