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dc.creatorGranha, Debora Oliveira-
dc.contributor.advisor1Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:11:48Z-
dc.date.available2005-08-12-
dc.date.issued2001-03-30-
dc.identifier.citationGranha, Debora Oliveira. A utilização de músicas infantis na terapia fonoaudiológica da criança deficiente auditiva. 2001. 123 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11872-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo caracterizar e analisar situações em que músicas infantis foram utilizadas no processo terapêutico fonoaudiológico de uma criança deficiente auditiva, na terapia de linguagem com ênfase na audição residual. O caso apresentado foi de uma criança deficiente auditiva com perda moderada. Foram então caracterizadas treze situações, envolvendo a utilização das músicas A canoa virou, A barata mentirosa e A cobra. Elementos inerentes à utilização da música no contexto terapêutico, de forma lúdica e prazerosa, foram destacados, sendo que alguns deles também puderam ser visualizados através do software Cool Edit 96. Pôde ser observado que as situações de cantar propiciaram que a criança e a terapeuta compartilhassem brincadeiras, tornando o contexto terapêutico rico e prazeroso. Os resultados encontrados apontaram para elementos, como: incluir um personagem imaginário na brincadeira, utilizar a partitura desenhada para cantar, brincar com a voz, criar uma nova composição, entre outros. Algumas características inerentes à forma da música foram evidenciadas em situações de repetição, podendo-se notar a imitação de curvas melódicas, a inflexão de fragmentos cantados e o prolongamento de sílabas acentuadas para completar a frase musical. A caracterização das situações apresentadas revelou a importante contribuição da utilização de músicas infantis na terapia de linguagem da criança deficiente auditiva, com ênfase na audição residualpor
dc.description.abstractThe goal of the present study was to describe and discuss situations when children s songs were used during the therapeutic process of a hearing impaired child, using an oral aural approach aiming at language development. The discussion was organized focusing on a hearing impaired girl with a moderate loss enrolled in language therapy with the researcher. Thirteen segments were used, involving three songs A Canoa Virou ( The canoe tipped over), A Barata Mentirosa ( The lying cockroach), e A Cobra (The Snake). Elements of speech, language and hearing skills were related to the utilization of music in play situations. Some of these elements were pictured in spectrograms using the Cool Edit software. It was observed that the situations related to music were very pleasant to the child and therapist, bringing up a rich and meaningful context. The analysis pointed to some important elements like: inclusion of an imaginary friend in the situation, use of a drawn music sheet synchronized with the song, play with the voice, compose new songs and others. Some features related to music format became evident in repetition situations, particularly imitation of melodic curves, inflexion of sung pieces, and increase in duration of stressed syllables to complete the music phrase. The results allowed for the discussion of important contributions of the utilization of child songs within the therapeutic process of a hearing impaired child in an oral approach with emphasis on the use of residual hearingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T18:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora Oliveira Granha.pdf: 1396686 bytes, checksum: fc7b56e4b49ca8db911ae7949fae5671 (MD5) Previous issue date: 2001-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24677/Debora%20Oliveira%20Granha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectMúsica e deficiência auditivapor
dc.subjectMúsicas infantispor
dc.subjectPercepção da falapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleA utilização de músicas infantis na terapia fonoaudiológica da criança deficiente auditivapor
dc.typeDissertaçãopor
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