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Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização da comunicação pelas agências de viagens e operadoras de turismo de São Paulo
Autor: Palandi Júnior, José
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: O conteúdo desse estudo demonstra como as agências de viagens e as operadoras de turismo utilizam as ferramentas de comunicação em marketing. Inicialmente é apresentado um panorama geral da industria do turismo, abordando vários áreas do setor, como: o setor hoteleiro, cias aérea, faturamento das agências e operadoras de turismo, perfil do turista brasileiro. Através desses dados é possível ter uma visão mais detalhada do setor. Em seguida foi detalhado o composto de comunicação, primeiramente na ótica do marketing, e em seguida sua utilização no setor turístico. Determinadas ferramentas de comunicação receberam uma abordagem bem detalhada, como foi o caso da propaganda, promoção de vendas, força de vendas, marketing direto, telemarketing, relações públicas, patrocínios e eventos. Objetivando dados fidedignos, foi realizado uma pesquisa junto a 100 profissionais que atuam em agências de viagens e operadoras de turismo. O levantamento de dados concentrou sua busca de informações na área de comunicação. A pesquisa procurou saber como esses profissionais de turismo utilizam as ferramentas de comunicação, e como as avaliam. Muitos dados foram cruzados, e alguns mostraram que a propaganda, para esses profissionais, é responsável por 71% dos resultados vendas. Muita responsabilidade para a propaganda e pouca para a empresa. Outro dado muito significativo é que a grande parte desses profissionais elegeram o jornal como o meio mais utilizados quando o negócio é vender mais, principalmente, quando a empresa tem pouco tempo para comercializar seus pacotes turísticos. O estudo apresenta muitas outras alternativas de utilização das ferramentas de comunicação. Se o composto de comunicação for bem utilizado, a indústria do turismo poderá proporcionar uma melhor qualidade de vida aos brasileiros, como observado em outros países desenvolvidos, como a França.
Palavras-chave: indústria turística
promoção de vendas
setor turístico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Palandi Júnior, José. A utilização da comunicação pelas agências de viagens e operadoras de turismo de São Paulo. 2000. 156 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1187
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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