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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de resolução de tarefas de consciência fonológica por crianças de 1ª série
Autor: Ruschel, Silvia Helena Pellegrini
Primeiro orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever e discutir o processo de busca realizado pelas crianças na resolução das tarefas de consciência fonológica, particularizando as estratégias por elas utilizadas. Visa, também, descrever como a introdução de facilitadores pelo fonoaudiólogo, em caso de dificuldades com as tarefas, transforma o processo, abrindo outros caminhos para o acerto. Para tanto, utilizamos o Teste de Consciência Fonológica de Santos e Pereira (1996), aplicado individualmente a dez crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, de uma escola particular da cidade de São Paulo, escolhidas aleatoriamente, por meio de sorteio. Como procedimento, caso a criança não apresentasse respostas corretas, a examinadora realizava modificações na aplicação do teste, introduzindo facilitadores (repetição oral do item, fichas, uso de letras móveis e/ou produção escrita pela criança) para novas possibilidades de resolução das tarefas de consciência fonológica. Esses facilitadores, em geral, conduziram a acertos, auxiliando algumas crianças a considerar outros caminhos para a resposta. Verificamos, também, que os aspectos observados, como a direção do olhar, os gestos corporais e o uso de apoio articulatório podem ter um papel importante durante a realização das tarefas. O estabelecimento de diálogos e os comentários espontâneos das crianças nos possibilitaram conhecer algumas de suas hipóteses sobre a resolução das tarefas e evidenciaram a possibilidade de acessar os conhecimento a respeito do sistema alfabético de escrita como um recurso na resolução das mesmas. As respostas fornecidas, os comentários espontâneos, os diálogos e a conduta da criança durante a aplicação do Teste de Consciência Fonológica constituem-se, pois, no conteúdo analisado neste estudo
Abstract: The aim of the present study was to describe and discuss children s search process when executing tasks of phonological awareness, focusing on the children s strategies, and also to describe how the phonoaudiologist s use of facilitators, when difficulties with performing those tasks emerged, transformed the process, enabling other ways to reach successful responses. The Santos & Pereira Phonological Awareness Test (1996) was individually applied on ten 1st grade children, chosen at random, from a private school in São Paulo. The procedure involved modifications in the test application made by the examiner for those cases where the child provided wrong answers. She introduced facilitators (oral repetition of the item, cards, the child s use of loose letters and/or written composition) to allow the emergence of new ways of accomplishing tasks of phonological awareness. Those facilitators led to correct answers in general, helping some children consider other ways to find the answer. It was also verified that observed aspects, such as gaze direction, body language and the use of articulatory support, could play an important role during task performance. Dialogue establishment and the children s spontaneous comments allowed us to perceive some of their hypotheses about task execution, and seemed to demonstrate the possibility of accessing the written alphabetic system knowledge as an assistant when executing the tasks. The answers provided, the spontaneous comments, the dialogues and the children behavior during the application of the Phonological Awareness Test constitute the analyzed content of this study
Palavras-chave: aquisição de leitura e escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Ruschel, Silvia Helena Pellegrini. O processo de resolução de tarefas de consciência fonológica por crianças de 1ª série. 2001. 160 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11862
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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