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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11858
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho realizado em UTIP com bebês pré-termos e suas mães: contribuições ao método clínico fonoaudiológico
Título(s) alternativo(s): The work performed in the PICU with premature babies and their mothers: contributions to the speech therapy clinical approach
Autor: Pego, Jaqueline Abrantes 
Primeiro orientador: Maia, Suzana Magalhães
Resumo: Este trabalho teve como objetivo delinear princípios e técnicas do atendimento fonoaudiológico a recém-nascidos pré-termos, desde o momento da sua internação no Centro de Terapia Intensiva Pediátrico (CTIP), até a alta hospitalar, incluindo especificidades do enquadre envolvendo a mãe e a equipe multiprofissional. Para tanto, foi utilizada a metodologia clínico-qualitativa e realizado um estudo de caso de um recém-nascido pré-termo muito baixo peso, com dificuldades alimentares e em uma condição de alto risco para problemas no desenvolvimento, na alimentação e na constituição do vínculo mãe/bebê. A pesquisa foi feita no CTIP, no Berçário e na Unidade Pediátrica do Hospital Governador Israel Pinheiro do Instituto da Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), em Belo Horizonte. Os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram este estudo advém das articulações estabelecidas entre fundamentos da Neurociência, da Psicanálise winnicottiana e também os advindos do Tratamento Neuroevolutivo- Conceito Bobath e da Teoria Síncrono-ativa, importantes para a compreensão do trabalho fonoaudiológico voltado ao recém-nascido de risco. Deu-se destaque à importância da mãe como primeiro ambiente de um bebê, fundamental, portanto, em sua constituição como pessoa. Pode-se concluir, a partir da análise do caso, que esse tipo de trabalho fonoaudiológico exige que o profissional esteja sintonizado com o bebê, com a mãe e também com a equipe hospitalar. Nesta perspectiva, é possível acolher a dupla mãe/bebê, humanizar o ambiente de UTIP e favorecer ao pequeno paciente que conquiste as aquisições deste período inicial da vida
Abstract: The purpose of this issue was to outline principles and techniques of the speech treatment of premature babies, since the moment of its hospital internment at the Pediatric Intensive Care Unit (PICU) until its discharge; along with the mother and the staff members who take care of the child. To achive that aim, the qualitative-clinical methodology was used. A case study of an under-weight premature new-born who had feeding difficulties and was in a high risk condition concerning development, feeding and the establishment of a mother-baby bound was also discussed. The research took place in the PICU, the nursery and at Pediatric Unit of the Hospital Governador Israel Pinheiro do Instituto da Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), in the city of Belo Horizonte, Brazil. The theoretical-metodological bases of this study originated from the joint established among the foundations of the Neuro-science, the Winnicott psycho-analisys, Neuro-Developmental Treatment- Bobath Approach and Synactive Theory. All of them are very important for the understanding of the speech therapy work performed with the new-born in risk. The importance of the mother as the first environment a baby was also reinforced due to the baby s constituion as person . From the analisys of this case we can come to the conclusion that this type of speech therapy work demands that the professional be in connection with the baby, the mother and also members of the hospital staff. In this perspective, it is possible to receive the mother-child bound, humanize the PICU environment and provide the little patients with tools that allow them to achieve a healthy and satisfactory development in its first period of life
Palavras-chave: Winnicott
Vínculo mãe-bebê
Conceito Bobath
Premature
Winnicott
Mother-baby bound
Bobath approach
Neuro-science
Unidades de terapia intensiva
Mãe-bebê
Prematuro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Pego, Jaqueline Abrantes. The work performed in the PICU with premature babies and their mothers: contributions to the speech therapy clinical approach. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11858
Data de defesa: 30-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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