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Tipo do documento: Dissertação
Título: As expectativas dos pais de uma criança com deficiência auditiva quato a escolaridade e oralidade
Autor: Ribeiro, Renata Gavina
Primeiro orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Introdução: O envolvimento da família no processo terapêutico é considerado elemento fundamental no trabalho com a criança deficiente auditiva. Para tanto o papel de cada elemento envolvido - família, criança e terapeuta - deve ser avaliado. Parceria com a família significa que os pais não são somente fornecedores de informações sobre o desenvolvimento da criança, nem tampouco meros receptores de orientações. Objetivo: Descrever e discutir os aspectos socioeconômicos e culturais que permeiam o processo terapêutico, particularmente as expectativas dos pais de uma criança com deficiência auditiva quanto à sua escolaridade e à sua oralidade. Método: Pesquisa qualitativa que se caracteriza como um estudo do caso de uma criança com deficiência auditiva neurossensorial profunda adquirida pós-meningite, que iniciou tardiamente o processo terapêutico, bem como o uso dos aparelhos auditivos. Através de entrevistas com a mãe da criança, as quais foram gravadas, transcritas e depois analisadas utilizando-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), foi selecionado o material que permitiu identificar e discutir as expectativas dos pais quanto à escolaridade e quanto à oralidade da criança. Resultados: As expectativas dos pais, principalmente a da mãe, em relação à escolaridade e à oralidade, vão sendo transformadas ao longo do processo, de acordo com o potencial da criança e com o momento que a família está vivendo. As falas da mãe durante as entrevistas revelaram grande preocupação, particularmente no que se refere a oportunidades de independência e de realizações melhores que as alcançadas pelos pais. O desenvolvimento da linguagem oral pareceu atribuído à terapia fonoaudiológica e revelou uma incerteza com relação ao potencial da criança em termos de sua oralidade no futuro. Considerações Finais: Decisões tomadas pelos pais ao longo do processo pareceram estar diretamente relacionadas a sua cultura, valores e experiências em cada etapa e em cada escolha que teve que ser feita. A busca da escola ideal pareceu norteada pela visão dos pais sobre as limitações de linguagem de seu filho, como também pelas possibilidades financeiras da família.
Abstract: Introduction: Family participation is considered a key element for on early intervention programs for hearing impaired children. Therefore, the role of each participant of the process has to be evaluated. Partnership with the family means that parents are not just informants of child s development, neither mere recipient of orientations. Goal: The goal of this study was to describe and discuss socioeconomic and cultural issues related to therapeutic process of a hearing impaired child, particularly parent s expectations regarding school and speech skills. Method: A case study of a profoundly, pos meningitis hearing-impaired child, that had a delayed fitting of hearing aids and rehabilitation. Interviews with the mother were recorded, transcribed and analyzed using a content analysis procedure. Fragments of the interviews were selected, with emphasis on those related to expectations, school progress and oral skills. Results: Mother s expectations regarding education and oral skills are constantly moving depending on child s development and family difficulties in daily life. The interviews revealed a great concern regarding child s future, focusing on child s independence with a future better than hers. Language development seemed to be attributed to speech therapy and there was uncertainty about future speech skills. Conclusions: Decisions made along the process seem to be related to cultural values and experiences at each stage and choice that had to be made. Searching for the right school was motivated by parent s understanding of child s language limitations as well as family s financial possibilities.
Palavras-chave: Deficiência Auditiva
Família
Linguagem
Escolaridade
Family
Education
Impaired Hearing
Language
Transtornos da audicao em criancas.
Pais de deficientes
Familia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Ribeiro, Renata Gavina. As expectativas dos pais de uma criança com deficiência auditiva quato a escolaridade e oralidade. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11850
Data de defesa: 26-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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