REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Paula Medeiros de-
dc.contributor.advisor1Pissarra, Maria Constança Peres-
dc.date.accessioned2016-04-27T17:27:22Z-
dc.date.available2008-05-26-
dc.date.issued2008-04-30-
dc.identifier.citationCastro, Paula Medeiros de. A possibilidade de uma educação transformadora em Rousseau. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11768-
dc.description.resumoO presente trabalho visa esclarecer o postulado político-pedagógico de Rousseau, enquanto proposta de transformação do homem. Já que não se pode voltar ao estado primitivo, no qual as paixões são calmas e as necessidades quase nulas, a leitura dos trabalhos de Rousseau nos possibilita uma reflexão acerca daquilo que constitui o ser do homem. O homem em sociedade, dado os conflitos internos e as necessidades infindáveis que esta nova vida cria, é apenas uma imagem de homem, pois este não é livre para ser o que é e tão pouco para transformar-se modificando seu estado de servidão a leis e a deveres que não ajudou a prescrever. A educação é, então, a ferramenta indispensável, segundo Rousseau, para a possível transformação do estado do homem, e é também uma reivindicação de seu direito de ser livre que lhe foi tomado. Aqui está a proposta de Rousseau, que ficou para as gerações posteriores refletirem e, quem sabe, tirar da teoria, a práticapor
dc.description.abstractThe objective of this study is to clarify the political-pedagogical basis of Rousseau s contribution to a proposal for the transformation of man. Since we cannot go back to the primitive state, in which passions are calm and needs almost do not exist, Rousseau instigates us to reflect about what constitutes the self of man. Man in society with his internal conflicts and the innumerable needs that this new life promotes is just an image of man, who is not free to be what he really is and cannot transform himself, changing this state of submission to laws and duties that he did not help to build. According to Rousseau, education is an indispensable mean for the transformation of man and is also an appeal for the right to be free, which has been taken from him. Here is the proposal of Rousseau for our generation to reflect upon and, who knows, bring it to practiceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24557/Paula%20Medeiros%20de%20Castro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHomempor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFreedomeng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectManeng
dc.subjectTransformationeng
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques -- 1712-1778 -- Contribuicoes em educacaopor
dc.subjectEducacao -- Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA possibilidade de uma educação transformadora em Rousseaupor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Medeiros de Castro.pdf330,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.