???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1168
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre as origens e evolução do marketing: as influências das correntes teóricas - americana e européia - na docência da disciplina em instituições brasileiras de ensino superior
Título(s) alternativo(s): A study about the beginning and evolution of marketing: the influences of the theoreticals chains american and european in teaching the discipline at brazilians institutions of higher instruction
Autor: Loureiro, Orlando Isidoro
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar as influências das diferentes correntes teóricas do marketing na docência da disciplina em instituições brasileiras de ensino superior. O estudo foi estruturado, num primeiro momento, por meio de pesquisa bibliográfica propiciando informações para a elaboração de três relevantes aspectos: breves considerações sobre a história da economia no período de 1760 até 1930; a abordagem americana a respeito do marketing, e o terceiro considerando a abordagem européia. As características dessas abordagens representam correntes teóricas deste campo do conhecimento discutidas nesta dissertação. A segunda etapa foi à pesquisa realizada a partir da bibliografia adotada para as disciplinas de marketing lecionadas no curso de administração de empresas por treze instituições brasileiras de ensino superior, que compuseram a amostra estabelecida para este trabalho, com a finalidade de verificar (em conformidade com a problemática desta dissertação), qual a corrente teórica que tem exercido maior influência na docência do marketing no Brasil. Os resultados das pesquisas apontaram para a corrente teórica americana como a que exerce maior influência, mas independentemente deste fato foi sugerida a realização de estudos que aprofundem os aspectos apresentados por ambas as correntes, de maneira a contribuir na ampliação do tema tratado por esta dissertação
Abstract: This work had as it general objective to investigate the influences of the differentes marketing theoreticals chains in the teaching of the discipline at the brazilian universities. The study was structured, at the first moment, through bibliography research in order to offer information to elaborate three relevants aspects: briefs considerations about the history of the economics from 1760 to 1930; the american approach on marketing, and third, the european approach on marketing. The characteristics, of the marketing approach by both the american and european, which represent the theoretical chains of this field of knowledge are discussed in this dissertation. The second stage was the research achieved through adopted bibliography for the marketing disciplines who have been teaching in the business administration course at thirteen brazilian universities which belong to the sample established for this work in order to verify (according to the problematical of this dissertation) which is the theoretical chain that has performed the greatest influence in teaching of marketing in Brazil. The results of the researche has indicated that the american theoretical chain as the one who has been performing the biggest influence, but despite this fact, more studies where suggested in order to deepen the aspects exhibited for both views, in order to enable the amplification of the theme considered for this dissertation
Palavras-chave: Origens do marketing
Teoria em marketing
Escolas de pensamento em marketing
Marketing beginnings
Theory in marketing
Schools of thoughts in marketing
Marketing
Marketing -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Loureiro, Orlando Isidoro. Um estudo sobre as origens e evolução do marketing: as influências das correntes teóricas - americana e européia - na docência da disciplina em instituições brasileiras de ensino superior. 2006. 224 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1168
Data de defesa: 23-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PDF.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.