Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11547
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ambiguidades no lápis da natureza |
Autor(es): | Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Critelli, Dulce Mara |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir a respeito da questão da ambiguidade fotográfica no século XIX a partir do pressuposto teórico de que a fotografia era considerada, em seus primórdios, uma espécie de lápis da natureza . Este conceito foi concebido pelo pesquisador e fotógrafo inglês William Henry Fox Talbot, na obra ThePencilofNature, publicada entre os anos de 1844 e 1846. O fio condutor de nossa discussão parte da hipótese de que ThePencilofNature já apresentava uma série de ambiguidades e ambivalências características da prática fotográfica do século XIX e, em parte, até os dias de hoje, em relação ao apelo técnico-científico, comercial e artístico de uma sociedade industrial. Para tal reflexão, utilizaremos alguns exemplos da produção fotográfica da época, fazendo uso de alguns conceitos de filósofos e de pensadores da fotografia tais como Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé e Boris Kossoy, relacionados a alguns preceitos básicos sobre a linguagem fotográfica: a questão da técnica e da verossimilhança fotográficas, a transformação da percepção do real por meio da fotografia e a presença da morte no registro fotográfico |
Abstract: | The aim of this dissertation is to analyze the question of the photographic ambiguity in the 19th century from the theoretical assumption that photography was considered, in its origins, a kind of pencil of nature . This concept was developed by the English researcher and photographer William Henry Fox Talbot, in the work The Pencil of Nature, published between 1844 and 1846. Our discussion is based on the assumption that The Pencil of Nature already presented ambiguities and ambivalences typical of the photographic practice in the 19th century and, to an extent, until today, as regards the technical, scientific, commercial and artistic appeal of an industrial society. We draw examples from the photographic production at the time, using concepts developed by philosophers and theorists of photography such as Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé and Boris Kossoy, related to some basic notions about the photographic language: the question of technology and photographic verisimilitude, the shift in the perception of reality through photography and the presence of death in the photographic image |
Palavras-chave: | Fotografia Calótipo/ Ambiguidades fotográficas Questão da técnica Morte na fotografia Photography The Pencil of Nature Fox Talbot Calotype Photographic ambiguity Question of technology Death in the photographic image |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Filosofia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia |
Citação: | Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues. Ambiguidades no lápis da natureza . 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11547 |
Data do documento: | 23-Nov-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdf | 16,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.