???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1154
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transição profissional para docência universitária: um estudo sobre a influência dos valores pessoais e âncoras de carreira
Título(s) alternativo(s): Professional transition to university teaching: a study on the influence of personal values and career anchors
Autor: Pereira, Luciana de Magalhães 
Primeiro orientador: Trevisan, Leonardo Nelmi
Resumo: É cada vez mais natural que os profissionais façam transições em suas carreiras, ou seja, mudança na natureza do trabalho, nas atribuições, atividades e responsabilidades, que configurem uma mudança de identidade. A transição é o momento pelo qual o indivíduo está mudando as configurações de seu trabalho, está saindo de uma atividade rumo a outra com características e exigências diferentes; quando há uma mudança, podendo ser profunda ou não, no papel profissional. O presente estudo tem como objetivo analisar as razões da transição de carreira para a docência universitária, as âncoras de carreira e tipos motivacionais mais predominantes no público pesquisado. Foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar os principais conceitos de carreira, tipos de carreira, transição, valores pessoais, desafios e oportunidades da docência universitária. Esta pesquisa é de caráter exploratório e o tipo é um estudo de caso com professores de administração em uma instituição de ensino superior da cidade de São Paulo. Os instrumentos utilizados são: questionário para identificar perfil pessoal e profissional, bem como razões para a transição à carreira docente universitária; questionário para identificar a âncora de carreira e o tipo motivacional de cada participante. A análise de dados é qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que as principais razões encontradas para a transição foram o surgimento de oportunidade e sonho antigo . A âncora de carreira mais presente é Serviço e Dedicação a uma Causa e o tipo motivacional Universalismo. É constatado no final da pesquisa que os resultados coincidem com as particularidades da transição de carreira e as características inerentes à docência universitária, estudados neste trabalho
Abstract: It is becoming increasingly natural that professionals make transitions in their careers, so, change in the nature of work, the assignments, activities and responsibilities that constitute a change of identity. The transition is the time through which the individual is changing the settings of his work, is coming out of an activity towards another with different characteristics and requirements; when there is a change, which can be deep or not in the professional paper. The present study aims to analyze the reasons for the career transition to university teaching, the career anchors and more prevalent motivational types in the researched public. A literature review was conducted to identify the key concepts of career, types of career, transition, personal values, challenges and opportunities of university teaching. This feature research is exploratory and the type is a case study with business professors in a higher education institution in the city of São Paulo. The instruments used are: Questionnaire to identify personal and professional profile, as well as reasons for the transition to university teaching career; questionnaire to identify the career anchor and the motivational type of each participant. The data analysis is qualitative and quantitative. The results indicate that the main reasons for the transition were found the opportunity rise and "old dream". The career anchor more present is Service and Dedication to a Cause and the motivational type Universalism. It is found at the end of the work that the results coincide with the characteristics of career transition particularities and characteristics inherent to university teaching, studied in this work
Palavras-chave: Carreira
Transição de carreira
Âncoras de carreira
Valores pessoais
Docência universitária
Career
Career transition
Career anchors
Personal values
University teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Pereira, Luciana de Magalhães. Transição profissional para docência universitária: um estudo sobre a influência dos valores pessoais e âncoras de carreira. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1154
Data de defesa: 7-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana de Magalhaes Pereira.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.