???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11523
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma experiência didática de formação matemática-epistemológica com professores do segundo grau
Autor: Almeida, Nilze Silveira de
Primeiro orientador: Artigue, Michele
Primeiro coorientador: Campos, Tânia Maria Mendonça
Resumo: O objetivo deste trabalho é a análise didática de um curso ministrado a professores do primeiro e segundo graus, que denominamos "Sobre os Números Complexos". Nesse curso, procuramos evidenciar que o ensino da Matemática não visa simplesmente a transmissão de conhecimentos matemáticos, mas também a de uma cultura, acreditando que a identificação das concepções históricas estudadas nos ajudam a interpretar certas respostas de nossos alunos e a compreender sua coerência. Nesta perspectiva, tentamos restituir a historicidade de um grande número de questões fundamentais através da leitura e análise de textos originais de D´Alembert, De La Chapelle, Euler e Argand, relativos às quantidades imaginárias. Tais textos e suas respectivas traduções se encontram no apêndice deste trabalho. Reunindo a seguir o estudo histórico e o ensino atual dos números complexos, mostramos as diferentes aplicações desses números em outros campos da Matemática. Cada capítulo do trabalho é referente, respectivamente, a cada uma das sete aulas por nós ministradas durante o primeiro semestre de 1990
Palavras-chave: Educacao matematica
Professores -- Formacao profissional
Matematica -- Estudo e ensino
Teoria dos numeros
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Almeida, Nilze Silveira de. Uma experiência didática de formação matemática-epistemológica com professores do segundo grau. 1992. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11523
Data de defesa: 30-Dec-1992
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nilze silveira de almeida.pdf13,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.