REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ieda Marapt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Celia Maria Carolinopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-27T17:13:02Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T17:25:34Z-
dc.date.available2007-08-03pt_BR
dc.date.issued2005-05-11pt_BR
dc.identifier.citationOliveira, Ieda Mara. A pesquisa e a prática docente: investigação sobre hipóteses que alunos de 5ª série formulam a respeito de escritas algébricas. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11512pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho de conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, intitulado A pesquisa e a prática docente: investigação sobre hipóteses que os alunos de 5ª série formulam a respeito de escritas algébricas , destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra, sempre muito presente em nossa prática, que nos levou a procurar conhecer pesquisas desenvolvidas sobre o tema e também estudos históricos sobre o desenvolvimento da álgebra, conhecimentos que fazem muita falta na formação do professor de Matemática. Apresentamos o resultado de uma investigação feita com meus alunos de 5ª série, em que procuramos identificar as hipóteses que eles formulam sobre o uso de letras. Concluímos, procurando estabelecer uma relação entre a realização dessa pesquisa e o nosso desenvolvimento profissional e também destacando a relevância da pesquisa, no âmbito do trabalho do professor, relacionada à construção de uma atitude cotidiana de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento de seus alunos e à autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituem seus objetos de ensino. Consideramos também fundamental o conhecimento, por parte do professor, de métodos de investigação utilizados no desenvolvimento de pesquisas em Educação Matemática, com destaque para aquelas que focalizam o conhecimento, a experiência, a formação e o desenvolvimento profissional desse profissionalpor
dc.description.abstractIn this current work of the course of Professional Master of Mathematical Education paper, entitled "Investigations on hypotheses that students formulate about algebraic writings , we emphasize our concern with the teaching and learning of Algebra, which is always very present in our practice and that led us to look for researches developed about this theme and also historical studies on the development of Algebra, whose knowledge is very needed in the formation of a teacher of Mathematics. We present the results of an investigation performed with my fifth-grade students, in which we tried to identify the hypotheses that they formulate about the use of letters. We conclude, by trying to establish a relationship between the performance of this research and our professional development and also emphasizing the relevance of this research, in the scope of the teacher's work, related to the construction of a quotidian attitude in the search for the comprehension of their students' learning and development processes and to the autonomy in the interpretation of reality and the knowledge that constitutes their teaching objects. We also consider fundamental the knowledge by the teacher, of investigation methods used in the development of researches in Mathematical Education with emphasis on those which focus on the knowledge, the experience, the formation and the professional development as a tesachereng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24255/Ieda%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectUso de letraspor
dc.subjectHipóteses de alunospor
dc.subjectDesenvolvimento profissional do professorpor
dc.subjectAlgebraeng
dc.subjectUse of letterseng
dc.subjectHypotheses of studentseng
dc.subjectProfessional development of the teachereng
dc.subjectAlgebra -- Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores de matematica -- Formacao profissionalpor
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA pesquisa e a prática docente: investigação sobre hipóteses que alunos de 5ª série formulam a respeito de escritas algébricaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ieda Oliveira.pdf348,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.