REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonaldo, Icléa Mariapt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Celia Maria Carolinopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-27T17:13:01Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T17:25:35Z-
dc.date.available2007-08-02pt_BR
dc.date.issued2007-05-08pt_BR
dc.identifier.citationBonaldo, Icléa Maria. Investigações sobre números naturais e processos de ensino e aprendizagem desse tema no início da escolaridade. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11508pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de investigar o ensino e aprendizagem de números naturais, buscando identificar semelhanças e diferenças entre os resultados e indicações de pesquisas sobre a construção do conceito de números pelas crianças. Analisa as contribuições de Piaget, Kamii, Fayol, Lerner e Sadovsky e as implicações que essas pesquisas trouxeram e trazem para o trabalho em sala de aula, especialmente no ano inicial do Ensino Fundamental. Para realizar este estudo, primeiramente fizemos um levantamento bibliográfico e a análise de documentos curriculares oficiais e analisamos cadernos de alunos. Organizamos um questionário que foi respondido por 12 professores, coletando dados que nos possibilitassem realizar um estudo diagnóstico nessas turmas do ano inicial do Ensino Fundamental de três escolas públicas estaduais. Investigamos como as diretrizes presentes nos documentos oficiais são traduzidas na prática dos professores em sala de aula. Buscamos descobrir o que um grupo de professoras, que atuam no início da escolaridade, conhecem em relação a construção da idéia de número e como é trabalhado em sala de aula. As questões da pesquisa que orientam nosso trabalho são as seguintes: que contribuições para a construção do conceito de números pelas crianças trazem teorias e pesquisas desenvolvidas por autores como Piaget, Kamii, Fayol, Lerner e Sadovsky?; nos documentos curriculares oficiais, que orientações foram apresentadas ao longo das últimas décadas, a respeito do processo de ensino e aprendizagem de números naturais pelas crianças, no início do Ensino Fundamental?; que conhecimentos sobre o assunto podem ser identificados nas falas de um grupo de professoras pesquisado e que conjecturas podemos formular sobre sua prática, analisando algumas tarefas que elas utilizam?por
dc.description.abstractThis research has the objective to investigate the education and learning of natural numbers, searching to identify similarities and differences between the results and indications of research on the construction of numbers concepts for the children. It analyzes the contributions of Piaget, Kamii, Fayol, Lerner and Sadovsky and the implications that these researchs had brought and brings for the work in classroom, especially in the initial year of Basic School. We investigate how the lines of direction in official documents are translated in the practical of the teachers in classroom. We search to discover what a group of teachers, who act at the initial year, and what they know about the number construction idea and how it is worked in classroom. The questions of the research that guide our work are the following ones: which contributions for the construction of the concept of numbers by the children bring theories and research developed for authors as Piaget, Kamii, Fayol, Lerner and Sadovsky?; in curricular official documents these directions had been presented, throughout of last decades, regarding the process of education and learning of natural numbers by the children, at the beginning of basic education?; what knowledge about the subject can be identified in speech of a group of teachers searched and which conjectures we can formulate on their practice, analyzing some tasks used by themeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24237/iclea%20bonaldo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstrução de conhecimentos numéricospor
dc.subjectInvestigaçõespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectConstruction of numerical knowledgeeng
dc.subjectInquirieseng
dc.subjectTeacher s formationeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudos e ensinopor
dc.subjectNumerospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleInvestigações sobre números naturais e processos de ensino e aprendizagem desse tema no início da escolaridadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
iclea bonaldo.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.