REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11507
Tipo: Dissertação
Título: Concepção do professor de matemática sobre o ensino da estocástica
Título(s) alternativo(s): Mathematics teachers concept about the teaching of stochastic
Autor(es): Bigattão Junior, Pedro Alceu
Primeiro Orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: As propostas para o ensino da probabilidade e estatística para o Ensino Fundamental II sofrem transformações sucessivas sem que, muitas vezes, sejam discutidas pelos professores que as colocarão em pratica. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo verificar como os docentes de Ensino Fundamental II vêem os conceitos estocásticos quando confrontados com situações problema que envolva variabilidade na análise exploratória dos dados. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de apresentar a fundamentação teórica dos estudos. A metodologia da pesquisa baseou-se nas concepções dos professores de Matemática sobre o ensino estocástico; desse modo foi realizada uma pesquisa descritiva cujos dados foram fornecidos pelos professores colaboradores. Assim, foi aplicado um questionário com 23 questões. A analise das respostas foi feita com o apoio do software Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva (C.H.I.C) que possibilitou evidenciar as inter-relações encontradas nas respostas. O estudo conclui que os professores pesquisados mesmos ensinando os conteúdos estocásticos na maioria das vezes sem o livro didático ou nenhum material pedagógico não domina este conteúdo, visto que ninguém ensina o que não sabe
Abstract: The propositions for the teaching of probability and statistics to the Junior High School suffered successive transformations without, many times, discussions by the teachers that are going to put them into practice. So, the purpose of this study was to verify how the teachers of Junior High School see the stochastic concepts when confronted to the problem situations that involve variability in the exploratory analysis of the data. The bibliographic research for the presenting of the theoretical foundation of the studies was performed. The research methodology was based on the Mathematics teachers conceptions about scholastic teaching. So, a descriptive research was performed, whose data were given by the collaborating teachers. Thus, an inquiry with 23 questions was applied. The analysis of the answers was made with the support of the Classification. Hierarchical Implicative and Cohesive Software (C.H.I.C) that enabled to evidence the inter-relations found on the answers. The study concluded that the teachers researched although teaching the scholastic contents, in the majority of times, without the didactic book or no pedagogical material do not dominate this concept, since no one teaches what they do not know
Palavras-chave: Probabilidade
Estatística
Ensino fundamental II
Matemática
Probability
Statistics
Junior high school
Mathematics
Estatistica -- Estudo e ensino
Estatistica matematica
Probabilidades
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Bigattão Junior, Pedro Alceu. Concepção do professor de matemática sobre o ensino da estocástica. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11507
Data do documento: 7-Mai-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Alceu Bigattao Junior.pdf642,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.