REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11493
Tipo: Dissertação
Título: A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática
Autor(es): Santos, Claudimar Abadio dos
Primeiro Orientador: D'Ambrósio, Ubiratan
Resumo: O objetivo desse trabalho é mostrar as possibilidades do uso da História da Matemática em salas de aula, como instrumento motivador e auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Para isso, foram feitas algumas pesquisas em livros, teses, dissertações e artigos que falam sobre o tema, além de ser feita uma pesquisa que mostrasse como os professores vêem essa possibilidade de se usar a História da Matemática nas séries e cursos em que atuam. Serão analisados alguns conceitos que nos levam a acreditar na importância da contextualização da Matemática a fim de que seu ensino seja eficaz e significativo para o educando. Trataremos também especificamente do uso da História da Matemática como fator de motivação e contextualização no estudo da Matemática, bem como de algumas maneiras adequadas ou inadequadas de se fazer uso desta História. Alguns aspectos negativos e outros positivos quanto ao uso da História da Matemática serão contemplados, sob vários ângulos, afim de se fazer uma comparação sobre a pertinência ou não uso da História da Matemática em aulas de Matemática
Abstract: The objective of this assignment is to display the possibilities to use the Mathematics History in classrooms, as a tool to motivate and support the process of teaching-learning this subject. In a order to this, some researches have been performed in books, thesis, dissertations and articles over this subject, and also an investigation on how professors deal with the possibility to use the Mathematics History in grades and courses that they work with. Some concepts will be analyzed in order to prove the importance of Mathematics contextualization aiming towards an efficient and significant teaching for the scholar. We will also express specifically the use of the Mathematics History as a factor of motivation an contextualization in the Math study, as well as some correct or incorrect ways to apply this History. Positive an negative aspects of the use of Mathematics History will be observed, under different angles, in order to measure the pertinence or disuse of the Mathematics History in classes
Palavras-chave: Matemática
História
ensino-aprendizagem
motivação
Mathematics
History
learning-teaching
motivation
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Matematica -- Historia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Santos, Claudimar Abadio dos. A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11493
Data do documento: 18-Mai-2007
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudimar Abadio dos Santos.pdf548,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.