Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiorgion, Rogério-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756655D4por
dc.contributor.advisor1Igliori, Sonia Barbosa Camargo-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:59:07Z-
dc.date.available2010-09-22-
dc.date.issued2010-06-02-
dc.identifier.citationGiorgion, Rogério. Habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes em Feiras de Ciências. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11473-
dc.description.resumoEste trabalho visa identificar as habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes de Feiras de Ciências. Para pesquisar a relação entre o processo de realização dos trabalhos para Feiras de Ciências e o desenvolvimento de habilidades matemáticas utilizamos as categorias de habilidades matemáticas feitas por Krutetskii (1976) e os conceitos da teoria de aprendizagem de Vigotski. Alguns aspectos da história das Feiras de Ciências e do ensino de matemática, incluindo uma análise das mudanças curriculares dos últimos anos explicam o cenário da pesquisa. A metodologia escolhida foi exploratória qualitativa, visto que o objetivo foi identificar e analisar quais eram as habilidades matemáticas presentes nos sujeitos de pesquisa: três estudantes finalistas de Feiras nacionais com desempenho insatisfatório no curso regular de matemática. Os testes foram inspirados nos desenvolvidos por Krutetskii (1976) e a análise realizada confirma a presença de algumas das habilidades pesquisadas: percepção, percepção espacial, representação mental e flexibilidadepor
dc.description.abstractThis piece of work aims to identify mathematical abilities present in middle school students who participate in the Science Fairs. In order to research the relationship between the process of carrying out the work for Science Fairs and the development of mathematical abilities we use the mathematical ability categories made by Krutetskii (1976) and the concepts of the learning theory by Vigotski. Some aspects of the history of the Science Fairs and the teaching of mathematics, including an analysis of curricular changes made in the last few years explain the scenario of the research. The methodology chosen was qualitative and exploratory, since the objective was to identify and analyze what mathematical abilities were present in the subjects of the research: three finalists of the national Fairs with unsatisfactory performance in the regular mathematics course. The tests were inspired in those developed by Krutetskii (1976) and the analysis made confirmed the presence of some of the abilities investigated: perception, spatial perception, mental representation and flexibilityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rogerio Giorgion.pdf: 2816091 bytes, checksum: 1fdcae05b78c48f1a3c3dff99f540152 (MD5) Previous issue date: 2010-06-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23917/Rogerio%20Giorgion.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabilidades matemáticaspor
dc.subjectFeira de ciênciapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMathematical abilitieseng
dc.subjectScience faireng
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleHabilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes em Feiras de Ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogerio Giorgion.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.