REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral Junior, Rubens de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428047T8por
dc.contributor.advisor1Traldi Júnior, Armando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6por
dc.date.accessioned2016-04-27T16:59:00Z-
dc.date.available2010-01-28-
dc.date.issued2009-12-02-
dc.identifier.citationJunior, Rubens de Souza Cabral. Abordagem das noções iniciais de probabilidade em uma perspectiva construtivista. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11432-
dc.description.resumoA investigação realizada teve como objetivo verificar quais são as contribuições e dificuldades dos professores em planejar e desenvolver uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) sobre noções iniciais de probabilidade para alunos do Ensino Médio. A justificativa da nossa pesquisa do tipo qualitativa vai ao encontro do que afirma Simon (1995), de que existem muitos trabalhos na área de aprendizagem com abordagem construtivista, porém muito pouco dos seus resultados está incorporado nas elaborações de aulas dos professores. Sendo assim, efetuamos, inicialmente, uma revisão bibliográfica dos trabalhos que têm como tema o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade. A partir desses resultados, elaboramos uma sequência de ensino de probabilidade, que foi apresentada para três professores desenvolverem com os alunos, na expectativa de avaliar a THA e ao mesmo tempo elaborar novas hipóteses sobre o processo de ensino e aprendizagem de probabilidades. A pesquisa nos mostra que os professores que participaram do estudo têm conhecimento da abordagem laplaciana na introdução do conceito de probabilidade, no entanto carecem de embasamento teórico sobre a possibilidade de apreensão da noção de probabilidade utilizando-se da confrontação dos enfoques frequentista e laplaciano. Este fato limitou as suas contribuições na elaboração e desenvolvimento da THA, conduzindo os professores a uma atitude mais contemplativa do que crítica em relação às atividades apresentadaspor
dc.description.abstractThe research had as objective to check what are the contributions and difficulties of teachers in planning and developing a hypothetical learning trajectory (HLT) about basic knowledge of probability for high school students. The justification of our research agrees with Simon s statement (1995) that there are a lot of researches in the area of learning with constructivists approach, but very little of their results are incorporated in the classes of teachers. Initially, we did a bibliographic review of the works whose theme is the process of teaching and learning of probability. From these results we made a sequence of teaching probability which we show for three teachers develop with their students, being on tenterhooks to consider the HLT and, at the same time, create new hypotheses about the process of teaching and learning of probabilities. The research shows that teachers who took part in the study have knowledge about the Laplace s approach in introduction of the concept of probability, however they need theoretical support about the possibility of learning basic knowledge of probability using the differences of frequentist and Laplace focus. This fact limited their contributions in the elaboration and development of HLT, leading teachers to a more contemplative than criticism attitude in relation to activities presentedeng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23835/Rubens%20de%20Souza%20Cabral%20Junior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo de matemática no ensino médiopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectTrajetória hipotética de aprendizagempor
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectMathematics curriculum at high schooleng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectHypothetical learning trajectoryeng
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMatematica (Ensino medio) -- Estudo e ensinopor
dc.subjectProbabilidadespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAbordagem das noções iniciais de probabilidade em uma perspectiva construtivistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubens de Souza Cabral Junior.pdf659,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.