???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11322
Tipo do documento: Dissertação
Título: O infinito: um obstáculo no estudo da Matemática
Título(s) alternativo(s): The infinite: an obstacle in the study of the mathematics
Autor: Amadei, Flavio Luiz
Primeiro orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: A pesquisa aqui apresentada visa abordar a noção de infinito sob alguns pontos de vista, com o objetivo principal de indicar quão imbricada foi a sua formação como conceito matemático e suas conseqüências para a aprendizagem da matemática. Esta pesquisa é desenvolvida a partir de estudo bibliográfico, apresentação e análise de textos sobre o assunto. São apresentados alguns conceitos introdutórios sobre a noção de infinito, alguns aspectos da evolução histórica dessa noção na matemática com destaque especial à obra "Os Paradoxos do Infinito" de Bolzano e resultados de pesquisas no âmbito da Educação Matemática. Análises que objetivam evidenciar relações existentes entre o processo epistemológico e histórico da noção de infinito, em especial do infinito atual e os processos de desenvolvimento do pensamento humano na aprendizagem da matemática, são apresentadas como fechamento
Abstract: The research here presented approaches the notion of infinite under some different views, with the main purpose of indicating how imbricated was its formation as a mathematical concept and its consequences to the learning of mathematics. This research is supported by bibliographical study, presentation and analysis of the literature currently available on this subject. Some introductory mathematical concepts are presented on the notion of infinite, some aspects of the historical evolution of this notion in Mathematics, with special consideration to Bolzano s work The Paradoxes of Infinite , and data from other researches in the field of Mathematics Education. Analysis that intent to underline relationships between the epistemological and historical process of the notion of infinite, specially actual infinite, and the developmental process of human thinking in the learning of Mathematics, are presented as a conclusion
Palavras-chave: infinito
intuição
noção científica
ensino da matemática
Infinite
Intuition
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Amadei, Flavio Luiz. The infinite: an obstacle in the study of the mathematics. 2005. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11322
Data de defesa: 17-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_flavio_luiz_amadei.pdf347,08 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.