???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11304
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino aprendizagem do conceito de função: pesquisas realizadas no período de 1970 a 2005 no Brasil
Autor: Ardenghi, Marcos José 
Primeiro orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender dificuldades de alunos sobre o conceito de função observadas em nossas experiências de ensino de Matemática, e também em pesquisas que tratam do referido tema. Um estudo do tipo estado da arte foi realizado por ser considerado adequado para atingir o objetivo anunciado. O estudo abrangeu dissertações e teses de doutorado desenvolvidas no Brasil, além de dois artigos internacionais e um capítulo de livro. O período de realização das produções foi de 1970 a 2005. O estudo foi desenvolvido em duas fases. A primeira fase constou do mapeamento de quarenta e seis pesquisas que foram classificadas em quatro categorias: tipo (dissertação ou tese) e ano de conclusão; Regiões, IES e Programas de Pós- Graduação; título, autor e orientador; e, questões orientadoras de pesquisa. A organização dos dados nas categorias indicadas possibilitou a análise do crescimento da produção no período, a existência ou não de continuidade nas pesquisas; os locais em que as pesquisas foram desenvolvidas; a identificação dos autores e orientadores, e, por fim, selecionar, a partir das questões orientadoras, as pesquisas que tratam de dificuldades de aprendizagem do conceito de função, com vistas à compilação e análise dos resultados. A segunda fase compreendeu a seleção de nove trabalhos tendo como parâmetro de escolha as questões orientadoras de pesquisa , e a análise dessa produção. A análise de dois artigos de periódico internacional considerado relevante na área de Educação Matemática, e um capítulo do livro As idéias da Álgebra ampliou o estudo e possibilitou comparações. Como resultado das doze pesquisas, apresentar entre outros que: os professores, de modo geral, e os livros didáticos, apresentam a noção de função numa linguagem técnica e distante da realidade do aluno; que os resultados de pesquisa não são incorporados nos livros e que obstáculos de aprendizagem podem ser gerados se as abordagens de ensino não favorecem as conversões de representação
Abstract: The present study aims at comprehending the students difficulties on the concept of function observed in our teaching experiences of Mathematics, as well as in researches that deal with this theme. A study of state of art was performed since it was considered adequate to accomplish the objective announced. The study included essays and theses of doctorates developed in Brazil, besides two international articles and a chapter of a book. The period in which these productions were achieved is from 1970 to 2005. The study was developed in two phases. The first one constituted the mapping of forty-six researches that were classified into four categories: type (essay or thesis) and year of conclusion; Regions, IES and Post-Graduation Programs; title, author and advisor; and research-oriented questions. The organization of data, in the indicated categories, made several measures possible, such as: the analysis of the production growth in the period; the existence of researches continuity - or the lack of it; the places where they have been developed; the identification of the authors and advisors; and, at last, the selection of the researches about learning difficulties of the concept of function, from the oriented question, observing the compilation and analysis of the results. The second phase included the selection of nine assignments, whose parameters of choice were the "research-oriented questions" and the analysis of this production. The analysis of two articles of an international periodical considered relevant in the field of the Mathematics Education and a chapter of the book "As Idéias da Álgebra" amplified the study and made comparisons possible. The authors of the researches show, as results, among other aspects: that the teachers in general and the textbooks present the notion of function using a technical terminology, distant from the students´ reality; that the research results are not incorporated in the books; and that learning barriers may be created if the teaching techniques are not favorable to the representing conversions
Palavras-chave: Função
Pesquisas brasileiras
Estado da arte
Function
Brazilian researches
State of art
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Ardenghi, Marcos José. Ensino aprendizagem do conceito de função: pesquisas realizadas no período de 1970 a 2005 no Brasil. 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11304
Data de defesa: 13-May-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Jose Ardenghi.pdf927,6 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.