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Tipo do documento: Tese
Título: Uma investigação sobre a formação inicial de professores de matemática para o ensino de números racionais no ensino fundamental
Autor: Damico, Alecio 
Primeiro orientador: Magina, Sandra Maria Pinto
Primeiro coorientador: Ponte, João Pedro da
Resumo: Neste estudo investigamos a formação inicial de professores de Matemática para o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Foram pesquisados 346 estudantes para professores de Matemática (189 iniciantes e 157 concluintes) e 41 formadores de professores de duas universidades do ABC Paulista. A coleta de dados foi realizada por intermédio de cinco fontes, denominadas Instrumentos: Instrumento 1 (os alunos concluintes foram solicitados a criarem oito problemas envolvendo frações, com o objetivo de avaliar alunos do Ensino Fundamental; Instrumento 2 (os alunos concluintes resolveram os oito problemas que criaram); Instrumento 3 (todos os alunos, iniciantes e concluintes, foram submetidos a uma avaliação contendo vinte questões que versavam sobre conhecimentos fundamentais sobre números racionais); Instrumento 4 (entrevista interativa com 10% dos alunos concluintes participantes da pesquisa); Instrumento 5 (entrevista interativa com 41 professores). Optamos por uma abordagem qualitativa de interpretação dos dados. Em função do grande volume de informações, a análise qualitativa sempre foi precedida por um resumo estatístico, com o objetivo de mostrar a freqüência com que cada categoria ou subcategoria foi observada. Os resultados foram apresentados em três unidades de análise que abordam, respectivamente: o conhecimento matemático (conceitual e processual) dos estudantes para professores em relação a cinco subconstrutos ou significados das frações (parte-todo; operador; quociente ou divisão indicada; medida e coordenada linear); o conhecimento matemático e o PCK (conhecimento pedagógico do conteúdo ou conhecimento didático) em relação às operações básicas com frações (adição, multiplicação e divisão); os números racionais na formação universitária. Nossos dados apontam para o fato de que os estudantes para professores têm uma visão sincrética dos números racionais. Há um acentuado desequilíbrio entre o conhecimento conceitual e processual, com prevalência do processual, como também se observa um baixo nível de conhecimento didático relacionado às formas de representação dos conteúdos normalmente ensinados no Ensino Fundamental que versam sobre números racionais (frações)
Abstract: In this study we investigated the initial preparation of the Elementary School math teachers. 346 future math teachers were surveyed (189 first-year students and 157 last-year students) and 41 professors from two of the ABC paulista region universities. The data gathering was accomplished from the five sources called Instruments: Instrument 1 (the last-year students were asked to create eight problems containing fractions aiming at the evaluation of the Elementary School students; Instrument 2 (the last-year students themselves solved the eight problems they created; Instrument 3 (all students, the undergraduates and the graduates, were submitted to an evaluation containing twenty problems about elementary knowledge of rational numbers); Instrument 4 (interactive interview with 10% of the last-uear students who took part in the research); Instrument 5 (interactive interview with 41 teachers). We have chosen a qualitative approach to analyze the data. Due to the great number of data the qualitative analysis was always preceded by a statistical summary account to show the frequency with which each category or sub-category was observed. The results were grouped into three units of analysis that respectively treated of the mathematical knowledge (concept and process) of the future teachers related to the five subconstructs or definitions of the fractions (part-whole; operator; quotient or indicated division; measurement and linear coordinate); the mathematical knowledge and the PCK (Pedagogical Content Knowledge or didactical knowledge) related to the elementary operations with fractions (addition, subtraction, multiplication and division) and rational numbers in the higher education. Our data draw our attention to the fact that future teachers have a syncretical vision of rational numbers. There is a significant unbalance between the concept and process knowledge, being greater the knowledge of the process, as well as it is also observed the low level of the didactical knowledge related to the forms of representation normally taught at the Elementary School which treat rational numbers (fractions)
Palavras-chave: Formação de professores de matemática
Números racionais
Frações
PCK
Educação matemática
Preparation of the mathematics teachers
Rational numbers
Fractions
PCK
Mathematics education
Educação matemática
Matematica -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Damico, Alecio. Uma investigação sobre a formação inicial de professores de matemática para o ensino de números racionais no ensino fundamental. 2007. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11245
Data de defesa: 31-Jul-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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