???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197
Tipo do documento: Dissertação
Título: A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
Autor: Rodrigues, Marcelo Rivelino
Primeiro orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: Neste trabalho propomos a utilização da Urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de Probabilidade. Para a representação concreta da urna, usarei a atividade denominada Garrafa de Brousseau . A base que permea este trabalho foi composta por duas teorias: a de Campos Conceituais , de Gerard Vergnaud, e a Teoria das Situações , de Guy Brousseau. Realizamos esta pesquisa com alunos da última série do quarto ciclo do Ensino Fundamental, com o intuito de verificar se esses alunos, por meio de uma seqüência de ensino, puderam construir os conceitos probabilísticos de base quando estes são abordados por dois enfoques: o laplaciano e o freqüentista
Abstract: In this work I am considering the use of the Urn of Bernoulli, as a basic model in the education of Probability. For the concrete representation of the urn I will use the so called activity The Bottle of Brousseau . The theoretical basis present in this research is composed by two main theories: The Conceptual Fields Theory, which belongs to Gerard Vergnaud, and the Theory of the Situations, developed by Guy Brousseau. The present research was accomplished with students of the last series of the room cycle of Basic Education in order to verify if they, through an education sequence, can be able to construct the probabilistic concepts of base, when these concepts are boarded for two approaches: the Laplaciano approach and the frequency approach
Palavras-chave: Probabilidade
Campos Conceituais
Urna de Bernoulli
Conceptual Probability
Conceptual Fields
Urn of Bernoulli
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidades
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Rodrigues, Marcelo Rivelino. A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197
Data de defesa: 31-May-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Rivelino Rodrigues.pdf503,81 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.