???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192
Tipo do documento: Dissertação
Título: Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
Autor: Werneck, Arlete Petry Terra
Primeiro orientador: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a gênese do primeiro programa de ensino da disciplina Matemática no Brasil. Tal programa, inovador, pretendeu realizar a fusão de três disciplinas diferentes (Aritmética, Álgebra e Geometria) numa única disciplina. A partir de reflexões sobre o significado de reformas disciplinares e suas apropriações, lançando mão de pressupostos teóricos da história cultural, a pesquisa utilizou como fontes primárias os documentos do APER Arquivo Pessoal Euclides Roxo. O resultado da investigação apontou a análise do modo como Euclides Roxo, professor e diretor do Colégio Pedro II compôs o programa pioneiro para a Matemática no Brasil, a partir de suas leituras do movimento internacional de renovação da disciplina e das experiências didáticas norte-americanas
Abstract: This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in Brazil
Palavras-chave: Educação matemática
Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Arquivos pessoais
Mathematical education
Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Personal files
Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca
Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192
Data de defesa: 9-Jun-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_arlete_terra.pdf522,51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.