???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
Autor: Soares, Elizabeth
Primeiro orientador: Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo estudar a evolução de conhecimentos alcançada por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental a respeito do sentido amplo da relação de ordem chegar antes ou ao mesmo tempo que , ao se aplicar uma seqüência didática elaborada à luz do quadro teórico de Brousseau. Foram propostos aos alunos problemas envolvendo ordenações de personagens, de modo a levá-los a manipular relações de ordem não-numéricas. A análise das respostas contou não só com elementos da Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, mas também com elementos da impregnação da Língua Materna, de Machado, e do conhecimento tácito, de Polanyi. Com o auxílio desses referenciais, as respostas puderam ser agrupadas em categorias, nas quais se evidenciam não apenas procedimentos para a busca de soluções, mas também fatores que facilitaram e outros que dificultaram o alcance de todas as soluções possíveis fatores esses relacionados com o contrato didático, com a impregnação da Língua Materna e com influências de outras áreas de conhecimento. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos não tinham familiaridade com problemas com múltiplas soluções, nem com problemas envolvendo ordenações não-numéricas, mas que puderam progredir ao vivenciarem a aplicação da seqüência didática proposta
Abstract: The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to them
Palavras-chave: Problemas de ordenacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189
Data de defesa: 27-May-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_elizabeth_soares.pdf593,29 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.