REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vera Cristina Machado-
dc.contributor.advisor1Valente, Wagner Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:58:13Z-
dc.date.available2007-06-29-
dc.date.issued2003-06-24-
dc.identifier.citationSantos, Vera Cristina Machado. A Matemática escolar nos anos 1920: uma análise de suas disciplinas através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulo. 2003. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11187-
dc.description.resumoO estudo busca caracterizar as práticas pedagógicas das disciplinas Aritmética, Álgebra e Geometria/Trigonometria, nos anos 1920, no mais antigo ginásio oficial do Estado de São Paulo. A partir dessa caracterização, analisa as questões surgidas para a criação da disciplina Matemática, no âmbito da Reforma Francisco Campos . Embasando-se no campo de pesquisa denominado história das disciplinas escolares , o trabalho toma como fontes privilegiadas de pesquisa, os arquivos escolares, com destaque para as provas e exames dos alunospor
dc.description.abstractThis study tries to characterize pedagogical practices in Arithmetic, Algebra, Geometry/Trigonometry in the 1920s, in the oldest official School of the State of São Paulo. These studies analyse questions, which create the Mathematics subject according to the Reformation Francisco Campos . Based upon the field of studies named history of school subjects , the work uses important sources of research from school files, emphasizing students tests and final examseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22079/dissertacao_vera_cristina_santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectGinásio da Capital de São Pulopor
dc.subjectBenedito Castruccipor
dc.subjectReforma Francisco Campospor
dc.subjectReforma Rocha Vazpor
dc.subjectArquivos escolarespor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectGinásio da Capital de São Pauloeng
dc.subjectBenedito Castruccieng
dc.subjectReformation Francisco Camposeng
dc.subjectReformation Rocha Vazeng
dc.subjectSchool fileseng
dc.subjectCastrucci, Benedito -- 1909-por
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA Matemática escolar nos anos 1920: uma análise de suas disciplinas através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_vera_cristina_santos.pdf4,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.