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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da matemática e da física numa perspectiva integracionista
Autor: Campos, Celso Ribeiro
Primeiro orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: Este trabalho visa realizar um estudo sobre as relações Matemática/Física pertinentes aos processos de ensino/aprendizagem, referentes aos conteúdos específicos de cinemática escalar (Física) e de funções (Matemática), no nível médio escolar. Pretendemos mostrar que alguns fenômenos físicos, especificamente da cinemática, podem ser abordados tomando por base suas relações matemáticas, admitindo que estas atuam como uma linguagem estruturante, que dá corpo ao conhecimento físico. Uma integração dessas duas disciplinas, pode ser conseguida nesse contexto, contribuindo para uma melhor significação dos conceitos por parte dos alunos. Investimos então, nesta pesquisa, num modelo de integração para esses dois ramos do conhecimento científico e procuramos avaliar se essa integração pode oferecer alguma contribuição pedagógica aos alunos. A perspectiva integracionista que abordamos trata da construção de conceitos físicos baseados na experimentação empírica, combinada com a análise matemática de fenômenos específicos da cinemática. Apoiamo-nos no pressuposto de que a Matemática é mais do que uma simples coadjuvante no desenvolvimento dos conceitos físicos. Ela está sempre presente nas atividades científicas: seja no seu processo ou no seu produto, seja na definição de um conceito, seja na articulação entre os elementos de uma teoria científica. A integração dos conteúdos citados encontra respaldo na epistemologia do conceito de função, através dos trabalhos de Oresme (séc. XIV), bem como no trabalho de Galileu (séc. XVI), os quais também abordamos aqui. Adotamos um quadro teórico que se baseia principalmente nos conceitos de registros de representação, contrato didático, situações didáticas e a-didáticas, bem como nas idéias de ação, formulação e validação, oriundos dos fundamentos da didática francesa. Utilizamos a metodologia da engenharia didática para formularmos uma seqüência de atividades que visa desenvolver a integração construtiva dos conteúdos mencionados
Abstract: This paper seeks to accomplish a study of the Mathematics/Physics relationship relevant to the teaching/learning processes, concerning the specific contents of scalar kinematics (Physics) and functions (Mathematics), in medium level schooling. We show that some physical phenomena, specifically of kinematics, can be approached from its mathematical relationships, which can be admitted as acting as a structural language, that gives consistency to the physical knowledge. An integration of these two disciplines, can be achieved in this context, in which we believed that contributes to a better significance of the concepts by the students. In this research, we invest in an integration model of these two contents and try to evaluate what kind of pedagogic gain this integration can offer to the students. The integrationist perspective that we approached is about the physical construction of concepts, starting from the empiric experimentation combined with the mathematical analysis of specific phenomena of the kinematics. We understand that Mathematics is more than a simple support in the development of the physical concepts, it is current in the scientific activities: either in its process or in its product, either in a concept definition or in the articulation among the elements of a scientific theory. The integration of the contents mentioned above finds back-up even in the epistemology of the function concept, through the works of Oresme (séc. XIV), as well as Galileu (séc. XVI), which we also approached here. We adopt a theoretical picture that is based mainly on the concepts of registering representations, didactic contract, didactic and a-didactic situations, as well as in the ideas of action, formulation and validation, all coming from the foundations of the French didacticism. We use the methodology of the didactic engineering and formulate a sequence of activities which seeks to develop the constructive integration of the mentioned contents
Palavras-chave: Didatica
Funcoes
Integracao
Didactic
Functions
Integration
Fisica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Cinematica
Funcoes -- Matematica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Campos, Celso Ribeiro. O ensino da matemática e da física numa perspectiva integracionista. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11155
Data de defesa: 17-Apr-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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