???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1109
Tipo do documento: Dissertação
Título: A aplicação do Trade Marketing em pequenas indústrias
Autor: Palmeira, Elaine Pinheiro 
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: Esta dissertação tem como tema o Trade Marketing. A necessidade de um realinhamento das relações entre os membros do canal de distribuição no sentido de uma maior cooperação no alcance de objetivos fez surgir o Trade Marketing. A implementação dos seus conceitos aufere à empresa apoio e orientação ao marketing e às vendas, proporcionando melhores resultados para a organização e um relacionamento mais sólido e duradouro com o varejista, e por isso o Trade Marketing foi implantado em grandes multinacionais. Há no mercado, entranto, a participação de pequenas indústrias que, embora possuam força e importância, precisam fazer grandes esforços para sobreviver em um mercado altamente competitivo e se diferenciar no ponto de venda, de modo que conquiste o consumidor. Nesse contexto, o estudo buscou analisar a aplicação do Trade Marketing na pequena indústria e os seus efeitos na relação com o varejista por meio do estudo do caso SuaviPan, no qual a análise se deu em função das seis variáveis do Trade Marketing Mix. Percebeu-se que mesmo sem possuir um departamento formalizado ou até mesmo conhecer a fundo o conceito de Trade Marketing, a pequena indústria aplica suas estratégias, do seu modo e dentro de suas possibilidades, reforçando a essência de Trade Marketing de operar para adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, o que resulta em um atendimento melhor e mais rentável a seus clientes e, por conseguinte, aos consumidores
Abstract: This dissertation has as its theme the Trade Marketing. The need for a realignment on distribution channel members relationship towards greater cooperation in achieving goals did the Trade Marketing arise. The implementation of its concepts to the company gives support and guidance to marketing and sales departments, providing better results for the organization and a solid and lasting relationship with the retailer, for that reason Trade Marketing was implemented in large multinationals. However, there is on the market the participation of small industries that, dispite of its strength and importance, must make great efforts to survive in a highly competitive market and to differentiate at the point of sale in order to win the consumer. In this context, the study investigated the implementation of Trade Marketing in small industry and its effects on the relationship with the retailer through SuaviPan case study, in which the analysis was done on the basis of the six variables of Trade Marketing Mix. It was noticed that even without owning a formalized or even know thoroughly the concept of Trade Marketing, the small industry applies its strategies on their way and within their possibilities, reinforcing the essence of Trade Marketing about operate to adjust the strategy, the structure and operation of the company to the distribution channels dynamics, which results in better service and more cost effective to its customers and, therefore, consumers
Palavras-chave: Trade Marketing
Pequena indústria
Canais de distribuição
Varejo
Small industry
Distribution channels
Retail
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Palmeira, Elaine Pinheiro. A aplicação do Trade Marketing em pequenas indústrias. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1109
Data de defesa: 12-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Pinheiro Palmeira.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.