REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Rogério Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Igliori, Sonia Barbosa Camargo-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:32Z-
dc.date.available2007-07-30-
dc.date.issued2005-11-28-
dc.identifier.citationFonseca, Rogério Ferreira da. Number: the concept from games. 2005. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11001-
dc.description.resumoO tema da pesquisa aqui apresentada é o conceito de número, em especial a abordagem elaborada pelo matemático John H. Conway. O interesse, para a Educação Matemática, pela conceituação de Conway está na possibilidade de ela contemplar os dois aspectos complementares da definição do conceito de número, quais sejam: intensional e extensional. A extensionalidade é expressa pela aplicabilidade do conceito de número como certos tipos de jogos, incluindo entre eles o jogo Hackenbush, estudado neste trabalho. Propusemo-nos a investigar uma nova abordagem para o conceito de número, com vistas a buscar nela elementos que favoreçam o ensino e conseqüentemente a aprendizagem. Nossa investigação tem por pressuposto que número é um dos conceitos fundamentais da Matemática e que sua constituição apresenta diversas abordagens, sem que nenhuma delas possibilite responder à questão O que é número? . Como subsídio à investigação, avaliamos algumas respostas de correntes filosóficas sobre a natureza e a existência dos números, as quais nos fornecem pistas das complexidades implícitas nessa noção. Apresentamos também algumas pesquisas que abordam o conceito de números a partir de jogos, assim como a implicação de tal abordagem para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.por
dc.description.abstractThe subject that is presented in this research is the concept of number, in special the approach that was elaborated by the Mathematician John H. Conway. It is very interesting Conway s concept of number in Mathematics Education, because of two complementary aspects of the definition of number, which are: intensional and extensional. The extensionality is expressed by the application of the concept of number to certain games including the Hackenbush game, which is studied in this presentation. We had the purpose of investigate a new approach to the concept of number, looking for elements that would consequently support the teaching learning process. Our investigation has as presupposition that number is one of the fundamental concepts of Mathematics, that its constitution presents a variety of approaches and that none of them gives the possibility of an answer to the question: What is number? As a subsidy to the investigation we evaluate phylosophical answers aboret the nature and existence of numbers, which provide us clues of the complexity implied in this notion. We also present some researches that study the concept of numbers coming from games, as well as, the implication of such studies to the teaching learning process in Mathematics.eng
dc.description.sponsorshipSecretaria do Estado e Educação-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24206/Dissertacao_FONSECA_Rogerio_F.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros - Conceitopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectComplementaridadepor
dc.subjectHackenbushpor
dc.subjectConwaypor
dc.subjectNumberseng
dc.subjectGameseng
dc.subjectComplementarityeng
dc.subjectHackenbusheng
dc.subjectConwayeng
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectConway, John Horton, 1937- - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNúmero: o conceito a partir de jogospor
dc.title.alternativeNumber: the concept from gameseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FONSECA_Rogerio_F.pdf228,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.