???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution
Autor: Bertolino, Cristiane Silva Penteado 
Primeiro orientador: Junqueira, Luciano Prates
Resumo: A finalidade desta dissertação é identificar os comportamentos empreendedores dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada no município de São Paulo, que se propõe a desenvolver métodos de ensino que estimulem o empreendedorismo em todos os cursos de formação. Pesquisas indicam que alguns comportamentos comuns entre empreendedores contribuem para o êxito da ação empreendedora. Esta pesquisa é um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa que, através de levantamento documental, observação direta de práticas e aplicação de um questionário desenvolvido por McClelland (1972) e aperfeiçoado por Cooley (1991), visa identificar a presença de comportamentos empreendedores nos alunos das IES, objeto deste estudo. Os resultados da pesquisa identificaram que os comportamentos persuasão e redes de contato e correr riscos calculados apresentaram a menor pontuação o que reforça a necessidade de desenvolver habilidades relacionais nos alunos para estimular a ampliação da rede de contatos. A existência das redes implica na ampliação dos recursos disponíveis, tangíveis e intangíveis. Dispondo de recursos que vão além do individual poderá haver evolução do comportamento correr riscos calculados . O agrupamento dos comportamentos nos conjuntos realização , planejamento e poder demonstrou pontuação mais elevada no planejamento . Um princípio do empreendedorismo é a parceria, que está inserido no conjunto poder que obteve menor pontuação, reiterando a necessidade de metodologias de ensino que valorizem a articulação em rede
Abstract: The purpose of this dissertation is to identify the entrepreneurial behavior of students of a private Higher Education institution (HEI), located in the city of São Paulo, with the porpoise of developing teaching methods that encourage entrepreneurship in all training courses. Researches indicate that some common behaviors among entrepreneurs contribute to the success of the entrepreneurial action. This research is a case study has a quantitative and qualitative nature that, through documentary survey, direct observation of practices and a questionnaire developed by McClelland (1972) and improved by Cooley (1991), aims to identify the presence of entrepreneurial behaviors in students of the HEI, object of this study. The survey results identified the persuasion behaviors and contact networks and take calculated risks had the lowest score which reinforces the need to develop relational skills in students to stimulate the expansion of the contact network. The existence of networks implies the expansion of available tangible and intangible resources. Offering features that go beyond the individual, it could cause the evolution of the behavior take moderate risks . Grouping behaviors in the clusters achievement , planning and power showed higher scores on planning . A principle of entrepreneurship is the partnership that is inserted into the set power that scored less, reiterating the need of teaching methods enhancing the networking
Palavras-chave: Empreendedorismo
Comportamento empreendedor
Ensino empreendedor
Entrepreneurship
Entrepreneurial behavior
Entrepreneurial education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Bertolino, Cristiane Silva Penteado. Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094
Data de defesa: 24-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Silva Penteado Bertolino.pdf874,61 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.