???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1091
Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa de desenvolvimento de liderança e seu impacto no indivíduo: um estudo com gestores
Autor: Bortoloto, Rodrigo Gurian 
Primeiro orientador: Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Resumo: A avaliação de resultados de programas de desenvolvimento de liderança do ponto de vista acadêmico é realizada com pouca frequência e quando é realizada normalmente tem foco em resultados financeiros. Apresenta-se nesta dissertação a oportunidade de se esclarecer a relação entre este tipo de programa de desenvolvimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Esta dissertação tem por objetivo principal avaliar os resultados de um programa de desenvolvimento de liderança. A questão central de pesquisa que se coloca é: Qual o efeito de programas de desenvolvimento de liderança no desempenho de gestores que participam destes programas? Para tanto foram analisados os resultados das avaliações individuais de 358 gerentes antes e depois da participação dos mesmos, no programa Líder do Amanhã (foi utilizado nome fictício para garantir a confidencialidade das informações), nos anos de 2011 e 2012. Estes resultados foram obtidos a partir de fontes secundárias de dados e estão classificados nas dimensões Coaching, Estratégia, Credibilidade e Comprometimento e suas competências formadoras. Os seguintes procedimentos estatísticos foram utilizados nesta dissertação: Análise Exploratória, Somatória das Diferenças, Avaliação da Situação, Análise Discriminante, Regressão Logística, Análise de Correlação e de Cluster. Além da comparação entre as dimensões para se encontrar aquelas que apresentaram melhores resultados, foi feita uma avaliação da correlação entre elas no que diz respeito ao seu comportamento relativo. Adicionalmente foi realizada a confirmação da validade estatística de se utilizar apenas as dimensões como forma de avaliação, sem considerar as suas competências formadoras. As dimensões Coaching e Estratégia que apresentaram os melhores resultados, mais de 56% dos participantes com melhor avaliação após a participação no programa. Tais resultados podem ser atribuídos à ênfase dada a estas dimensões no programa e pela importância delas no contexto organizacional visto que a dimensão Coaching se concentra no desenvolvimento de equipe e de novos líderes e a dimensão Estratégia, no desenvolvimento da visão e disseminação da estratégia da empresa. Considerando os líderes como efetivos responsáveis pela gestão dos recursos humanos das empresas, os resultados apresentados acima permitem a criação de uma força de sensibilização no sentido do desenvolvimento das competências destes próprios líderes, bem como de suas equipes
Abstract: The evaluation of the results from leadership development programs from the academic perspective is very rarely performed and when performed, normally, it has focus in the financial results. This dissertation raises the opportunity to enlighten the relation between this kind of development program and the individual personal and professional development. This dissertation aims to evaluate the results of a leadership development. The central question for the research is: What is the effect of leadership development programs in the performance of manager who attend them? For that it has performed analysis of the individual evaluation that took place before and after the program Líder do Amanhã (the name was changed to guarantee information confidentiality), from 358 managers that attended the program in the years of 2011 and 2012. These results were obtained from a secondary source and they are classified in the dimensions Coaching, Strategy, Credibility and Commitment together with its forming competencies. The following statistic procedures were used in this dissertation: Exploratory Analysis, Sum of Difference, Situation Analysis, Discriminant Analysis, Logistic Regression, Correlation and Cluster Analysis. Beyond the comparison among the dimensions that identified the ones with the best results, there was an evaluation of the correlation among them in regards of its relative behavior. Additionally, it was undertaken the acknowledgement of the statistic validity of using only the dimensions to perform the analysis, without considering its forming competencies. The dimensions Coaching and Strategy presented the best results, reaching more than 56% of better evaluation after the program. Such results can be related to the emphasis given to these dimensions during the program and to the importance of them in the organizational context mentioning that the Coaching dimension focuses in team and new leaders development and the Strategy dimension focuses in vision development and strategy disseminations through the company. Considering the leaders as the effective responsible for human resources management in the companies, the results presented above allow the creation of awareness strength towards the development of the competencies of these leaders themselves and their teams
Palavras-chave: Liderança
Desenvolvimento
Competências
Coaching
Leadership
Development
Competencies
Coaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Bortoloto, Rodrigo Gurian. Programa de desenvolvimento de liderança e seu impacto no indivíduo: um estudo com gestores. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1091
Data de defesa: 30-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Gurian Bortoloto.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.