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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10884
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos e possibilidades entre o movimento Bauhaus, a etnomatemática e a educação matemática realística
Autor: Boaventura, Marcelo 
Primeiro orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estabelecer relações entre a Geometria e uma escola que lidou com questões práticas da Arquitetura, da Arte e do Design e tem muito da Geometria à escola de Artes e Arquitetura Bauhaus. Considerando que os fenômenos educacionais presentes neste movimento de Arte e Arquitetura estabelecem conexões com a Educação Matemática Realística (E.M.R.) e a Etnomatematica, fizemos uma pesquisa histórica uma vez que esta escola e a duas teorias discutem, que os conhecimentos podem emergir a partir de questões praticas do dia-a-dia. Realizamos duas entrevistas com dois professores de Matemática que lidam com questões do contexto real e que discutem a possibilidade da Matemática ser uma ponte catalisadora, para explicar, mensurar e conjecturar os fenômenos que estão nas diferentes áreas e contextos sociais em especial a Arte, Arquitetura e o Design. Os fundamentos teóricos e metodológicos estão dialogando com a E.M.R. a Etnomatemática e a Bauhaus. A entrevista pautou-se nos processos históricos dessas teorias e do processo ensino e aprendizagem de Geometria tendo como instrumentos as construções tridimensionais da Arte e do Artesanato. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo a entrevista como instrumentos para a coleta de dados na codificação e decodificação da teoria com a prática
Abstract: The objetive of this research is to establish between geometry and a school that dealt with practical issues of Architecture, Art and Design and hás a lot of geometry to the school of Arts and Architecture Bauhaus. Whereas the educational phenomena present in this movement for Art and Architecture establish connections with Realistic Mathematics Education (E.M.R.) and Ethnomathematics, did historical research since this school and the two theories argue that knowledge can emerge from the practical issues day-to-day. We conducted two interviews with two professors of mathematics that deals with the real context and discurs the possibility of mathematics as a bridge catalyst, to explain, measure and guess the phenomena that are in different areas and social contexts, especially Art, Architecture and Design. The theoretical and methodological foundations are in dialogue with the E.M.R., Ethnomathematics and the Bauhaus. The interview was based on these theories and historical processes of the Bauhaus. The interview was based on these theories and historical processes of the teaching and learning of geometry with the three-dimension constructions as instruments of the Art and Crafts. It is a qualitative research interview as having the tools to collect data in the coding an decoding theory and practice
Palavras-chave: Bauhaus
Educação matemática realística
Etnomatemática
Bauhaus
Realistic mathematics education
Ethnomathematics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Boaventura, Marcelo. Diálogos e possibilidades entre o movimento Bauhaus, a etnomatemática e a educação matemática realística. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10884
Data de defesa: 20-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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