REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10833
Tipo: Dissertação
Título: As dificuldades e possibilidades de professores de matemática ao utilizarem o software Geogebra em atividades que envolvem o teorema de Tales
Autor(es): Santos, Rosana Perleto dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de verificar quais são as dificuldades e possibilidades de professores de Matemática ao utilizarem o software Geogebra em atividades que envolvem o Teorema de Tales. Subsidiariamente, pretendeuse, também, investigar qual seria o papel das tecnologias no eventual trabalho didático dos professores em relação ao Teorema de Tales. Tomaram parte desta investigação quatro professoras da rede pública do estado de São Paulo, atuantes no Ensino Fundamental, ciclo dois. As professoras participaram de uma oficina didática relacionada ao tema matemático em foco neste trabalho, e que propunha a elaboração de estratégias pedagógicas com o uso do software Geogebra. Na análise das atividades propostas para as docentes, recorreu-se ao estudo das apreensões propostas por Duval, ao trabalho de Chevallard sobre a transposição didática, a pesquisa de Balacheff relacionada à transposição informática e aos trabalhos voltados para o uso de tecnologias na Educação em geral e na Educação Matemática em particular, tendo como base, neste caso, as pesquisas de Kenski, Frota & Borges e Oliveira. A partir das descrições das professoras, distintos perfis de uso das tecnologias e de atuação docente, em relação às estratégias pedagógicas, foram identificados, com destaque para a conexão entre o grau de conhecimento do saber matemático de referência e as abordagens propostas com mediação da interface computacional. Além disso, no contexto de uso do software, foi possível detectar conexões entre o domínio do tema em si, dos pontos de vista didático e científico, e o recurso às práticas expositivas em sala de aula, bem como ao avanço ou não nos níveis de apreensão figural das docentes
Abstract: The aim of this research was to verify which are the difficulties and possibilities of Mathematics teachers when they use the Geogebra software on activities related to Thales Theorem. Alternatively, this work intended too to investigate what would be the role of technologies on an eventual pedagogical work of teachers related to Thales´ Theorem. Four teachers of public schools of São Paulo State, Fundamental Level, took part of this investigation. The teachers participated in a workshop related to teaching math subject in focus in this work, and which proposed the development of teaching strategies using the software GeoGebra. In the analysis of the proposed activities for teachers, resorted to the study of seizures proposed by Duval as well as to the work of "pedagogical transposition" proposed by Chevallard. Other elements of this analysis considered the research related to the "computer transposition" of Balacheff and some works about the use of technology in Education in general, and in Mathematics Education in particular: the researches of Kenski, Frota & Borges and Oliveira. From the descriptions of the teachers, different profiles of use of technologies and educational performance, in relation to teaching strategies, were identified, highlighting the connection between the degree of reference mathematical knowledge and the proposed approaches with mediation by computational interface. Moreover, in the context of software use, it was possible to detect connections between the mastery of the topic itself, in a pedagogical and scientific ways, and the use of exposition in classroom, as well as the advance (or not) in the figurative seizure levels of teachers
Palavras-chave: Educação matemática
Teorema de Tales
Tecnologias de informação e comunicação
Geogebra
Estratégias pedagógicas com tecnologias
Mathematics education
Thales theorem
Information and communication technologies
Pedagogical strategies with technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Santos, Rosana Perleto dos. As dificuldades e possibilidades de professores de matemática ao utilizarem o software Geogebra em atividades que envolvem o teorema de Tales. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10833
Data do documento: 13-Out-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Perleto dos Santos.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.