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Tipo do documento: Tese
Título: A reforma do ensino fundamental - o que mudou na escola?: um estudo sobre a implantação de políticas educacionais em Mossoró, RN (1996-2008)
Autor: Oliveira, Francisca de Fátima Araújo 
Primeiro orientador: Silveira Bueno, José Geraldo
Resumo: Este estudo analisa as políticas atuais de educação implementadas no município de Mossoró, RN, como uma das expressões da reforma da educação brasileira implementada a partir dos anos de 1990. Procura-se identificar as mudanças que tal política tem provocado no ensino fundamental, com foco no problema do fracasso escolar; utilizam-se dados quantitativos e qualitativos. A coleta quantitativa foi realizada em levantamentos estatísticos sobre a situação do ensino fundamental no Brasil e em Mossoró, no período entre 1996 e 2008, por meio da base de dados nacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP e Índice de Desenvolvimento Educacional IDE, e dos órgãos da Gerência Executiva da Educação GEED, do município de Mossoró. A coleta qualitativa, no que se refere ao sistema de ensino, foi realizada por meio da análise de documentos do sistema municipal de ensino, especialmente, o Plano Municipal de Educação, a Legislação Municipal, os Planos de Ações e Metas e os Programas e Projetos desenvolvidos pela GEED. Nas três escolas municipais, os dados qualitativos foram obtidos do plano de ações e metas e por entrevistas semiestruturadas com diretores, supervisores e professores. Os dados revelaram que, nas escolas pesquisadas, existem muitas dificuldades para se ministrar ensino de qualidade e apontam para a existência de alunos no 6ª ano que ainda não sabem ler. A pesquisa revelou que o Instituto Ayrton Senna define as estratégias para a correção de fluxo, aceleração da aprendizagem, bem como para a redução da reprovação e da evasão escolar no Sistema Municipal de Ensino de Mossoró. Verifica-se que o fracasso da reforma educacional é expressão contraditória da sociedade administrada que opera nos limites determinados pelas relações sociais capitalistas. Os obstáculos à reforma estão associados à contradição imanente da sociedade administrada, fundada na contradição social entre forma e conteúdo, promessa e descumprimento, progresso e retrocesso, prescrição e frustração.
Abstract: This study aimed at analyzing the current education policies implemented in Mossoró RN as an expression of the Brazilian education reform which has been implemented since 1990, attempting to identify the changes that this policy has caused in Elementary School, with focus on the problem of school failure, using quantitative and qualitative data. Quantitative data collection was done through statistical surveys on the situation of elementary school in Brazil and in Mossoró between 1996 and 2008, the national database of the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) and the Index of Educational Development (IDE), and the organs of the Executive Department of Education (GEED) of Mossoró. Qualitative data collection, regarding the education system, was done by analyzing documents from the municipal school system, particularly the Municipal Education Plan, the Municipal Law, Actions Plans and Goals and the Programs and Projects developed by GEED. In three public schools, qualitative data were collected through action plans and goals, and through semi-structured interviews with directors, supervisors and teachers. The data reveal that, in the schools surveyed, there are many difficulties to deliver a quality education and point to the existence of students in the 6th year who cannot read yet. The research showed that the Ayrton Senna Institute outlines strategies for the correction of flux, accelerated learning and for the reduction of failure and dropout in the Municipal System of Education of Mossoró as well. Despite the commitment and also the political proposals that blatantly attempt to improve the quality of education, this educational reform expresses the maintenance of an education system that ultimately results in the failure of those to whom increasingly higher levels of access to culture and to a critical view of society should be provided: students from lower classes, i.e. those who suffer the most dire consequences of a society based on class privilege
Palavras-chave: Política educacional
Municipalização da educação
Teoria crítica
Ensino fundamental
Fracasso escolar
Educational policy
Educational reform
Elementary school
School failure
Quality education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Oliveira, Francisca de Fátima Araújo. A reforma do ensino fundamental - o que mudou na escola?: um estudo sobre a implantação de políticas educacionais em Mossoró, RN (1996-2008). 2010. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10817
Data de defesa: 23-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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