???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10813
Tipo do documento: Dissertação
Título: Terceiro Setor e Educação na produção acadêmica da região sudeste, entre 1995 e 2004
Título(s) alternativo(s): Third Sector and Education in the academic work of Southeast Region, between 1995 and 2004
Autor: Weisz, Ana de Godoy
Primeiro orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Esta pesquisa busca analisar como o Terceiro Setor tem sido tratado pela produção acadêmica realizada em programas de pós-graduação em Educação com mestrado e doutorado da Região Sudeste, no período entre 1995 e 2004. Admitindo que o uso do conceito de Terceiro Setor, tal como tem sido definido, parece estar envolvido por um véu ideológico que induz a uma interpretação errônea quanto ao real valor de interesse público, visto que na sociedade industrial avançada há uma sobreposição das esferas pública e privada, reforçando um controle social a favor das necessidades do aparato produtivo, foi levantada a seguinte hipótese: a produção acadêmica apresenta uma tendência favorável quanto à inserção do Terceiro Setor na Educação. Foram levantadas 55 dissertações e teses sobre Terceiro Setor e Educação na Região Sudeste, sendo que, 18 dessas foram selecionadas como amostra. A análise das 18 pesquisas foi feita com base nos conceitos principais apresentados pelas teses e dissertações para definir o que é entendido por Terceiro Setor e sua relação com a área educacional e nos resultados de pesquisas, de acordo com os problemas formulados pelos pesquisadores. Observou-se uma tendência favorável da produção acadêmica em aceitar a participação do Terceiro Setor na Educação. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para um maior esclarecimento sobre as implicações que envolvem a atuação do Terceiro Setor no sistema educacional e para o desenvolvimento de conhecimento sobre o tema.
Abstract: This research seeks to analyze how Third Sector has been approached in academic work done within master and doctor programs on Education in the Brazilian Southeast Region, between 1995 and 2004. Conceding that the use of the Third Sector concept seems to entail ideological implications that lead to wrong interpretations as to the true value to the public interest, given that in the advanced industrial society there is an overlap between public and private domains, thus reinforcing a social control in favor of the needs of production, the following hypothesis was raised: Academic output tends to favor the inclusion of the Third Sector in Education. Fifty five dissertations and theses on Third Sector and Education were examined, of which 18 were selected for a sample. An analysis of the 18 researches was based on the main concepts presented in those theses and dissertations for Third Sector and its relationship to education activities, as well as the research results according to the question raised by the researchers. A favorable trend was detected toward accepting Third Sector participation in Education. It is expected that this work will contribute to a better understanding of the role of Third Sector in the educational system and to improve knowledge on this subject.
Palavras-chave: Terceiro setor
Dissertações acadêmicas
Balanço acadêmico
Relação público e privado
Education
Third Sector
Academic Balance
Public-Private Relationship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Weisz, Ana de Godoy. Terceiro Setor e Educação na produção acadêmica da região sudeste, entre 1995 e 2004. 2005. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10813
Data de defesa: 25-Jul-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaWeisz.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.