???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios pedagógicos na Construção de uma relação de parceria entre Movimentos Populares e o Governo Municipal da cidade de São Paulo no gestão Luiza a experiencia do MOVA-SP 1989-1992
Autor: Pontual, Pedro de Carvalho
Primeiro orientador: Haddad, Sergio
Resumo: Esta perspectiva sobre os \"DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO DE PARCERIA ENTRE MOVIMENTOS POPULARES E O GOVERNO MUNICIPAL DA CIDADE DE SÂO PAULO NA GESTÃO LUIZA ERUNDINA - A EXPERIÊNCIA DO MOVA-SP (1989-1992)\" realizou-se com o objetivo de verificar os aprendizados que tiveram as entidades e movimentos populares no processo de construção da parceria com o governo municipal no programa MOVA-SP - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da Cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo do processo qual partimos de uma cãracterização de como eram estas entidades antes, como se comportaram durante o programa e como ficaram depois do encerramento formal da parceria pela gestão posterior que assumiu o governo municipal. Trabalhou-se a pesquisa a partir do universo de entidades que fazeram parte do Fórum Regional Leste 11. Além de um estudo descritivo da documentação existente foram realizadas 15 entrevistas abrangendo lideranças e supervisares pedagógicos de cinco entidades populares, membros da Secretaria Municipal de Educação que tiveram responsabilidades sobre o programa e de uma das ONGs que acompanhou o processo do MOVA-SP. Os resultados buscam descrever, através da leitura que distintos atores protagonistas fazem daquele processo, o (ico e complexo caminho da construção da relação de parceria político-pedagógica no programa MOVA-SP. Os aprendizados dos movimentos e entidades demonstraram-se bastante _ significativos e, ao mesmo tempo, carregados de contradições resultantes de \'uma herança de relacionamento com o pOder público absolutamente distinto daquele que esteve presente no processo de construção da parceria. Também tiveram importantes aprendizados aqueles que, à frente da Secretaria Municipat de Educação, procuraram quebrar os entraves de uma máquina administrativa até então pouco permeável a relações de efetiva parceria com movimentos populares. Como temática emergente desta pesquisa destaca-se a importância de uma pedagogia democrática na relação entre os atores que a partir da sociedade civil e também no interior do aparelho de Estado buscam construir novas práticas de exercício do poder na perspectiva da construção de uma Cidadania Ativa e de uma Democracia Integral.
Palavras-chave: Educação e Estado - São Paulo (cidade)
Educação - Filosofia
Alfabetização de adultos
Democracia e educação
Movimentos populares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Pontual, Pedro de Carvalho. Desafios pedagógicos na Construção de uma relação de parceria entre Movimentos Populares e o Governo Municipal da cidade de São Paulo no gestão Luiza a experiencia do MOVA-SP 1989-1992. 1996. 328 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10812
Data de defesa: 29-Mar-1996
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_32422.pdf8,23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.