???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
Autor: Barbosa, Moroni Tartalioni 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Este trabalho se propõe a realizar a análise de um dos três projetos do programa Cultura é Currículo: o projeto Lugares de Aprender, que foi elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares propostas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no ano de 2008. Buscamos compreender, a partir da investigação dos materiais propostos no projeto Lugares de Aprender, quais conteúdos e metodologias foram oferecidos aos professores do Ensino Básico com a finalidade de nortear as práticas de ensino destes junto aos museus. Estabelecemos como critério para o exame dos materiais aspectos relacionados aos conteúdos e à materialidade. Além da análise dos materiais, propomos-nos a compreender o circuito de comunicação e implementação deste projeto mediante a investigação dos relatórios institucionais fornecidos pela FDE. O intuito deste procedimento foi verificar a prática dos professores junto aos museus e destacar a participação de diferentes agentes na consecução do principal objetivo destacado com este projeto: a aproximação entre escola e cultura
Abstract: This work aims at analyzing one out of three projects from the program named Cultura é Currículo (Culture is Curriculum): the project Lugares de Aprender (Places to Learn), elaborated according to the curricular guideline proposed by the Education State Secretary of Sao Paulo, in 2008. We tried to comprehend, by investigating the material proposed by the project Lugares de Aprender, which contents and methodologies were offered to Elementary School teachers, in order to guide their educational relations with museums. We have established as a criterion for examining the material aspects related to contents and materiality. Besides the analysis of the material, we tried to comprehend the communication lines and the implementation of the project, which was realized from institutional reports exams provided by FDE. The aim of this procedure was to check the teachers practices with museums and detach the participation of different agents on the achievement of the main objective detached with this project: the colligation between school and culture
Palavras-chave: Propostas curriculares de São Paulo
Projeto Lugares de Aprender
Ensino de história em museus
Sao Paulo curricular Proposals
Project Lugares de Aprender
History teaching in museums
Educacao -- Museus
Museus -- Aspectos educacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Barbosa, Moroni Tartalioni. O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803
Data de defesa: 8-Apr-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moroni Tartalioni Barbosa.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.