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Tipo do documento: Tese
Título: Recrutamento e qualificação de professores primários na Instrução Pública Paulista (1982 a 1933): um estudo das tecnologias de Estado
Autor: Souto, Rosiley Aparecida Teixeira
Primeiro orientador: Warde, Mirian Jorge
Resumo: Este trabalho concentra-se na análise das práticas de recrutamento e qualificação de professores primários instituídas na escola pública do Estado de São Paulo, no período de 1892 a 1933. O objetivo é investigar as tecnologias desenvolvidas pelo Estado moderno, no âmbito educacional, a fim de controlar os indivíduos e a população. A pesquisa trata dos mecanismos produzidos e administrados pelo Estado, visando à modelação de comportamentos e à fabricação do homem necessário ao funcionamento e à manutenção da sociedade moderna. Desse modo, a hipótese basilar desta tese é a de que o processo de formação do professor primário em São Paulo, nas primeiras décadas da República, configurou um importante elemento tecnológico do Estado. Para isso, o ponto de partida é investigar a história da construção da escola paulista do ponto de vista social, político e econômico. Posteriormente, o trabalho busca analisar em que medida as práticas de recrutamento e qualificação dessa época foram definidoras das competências requeridas ao exercício da profissão docente. Fontes documentais oficiais, como leis, decretos e regulamentos, relatórios e mensagens governamentais, periódicos e textos de memorialistas fazem parte do corpus da tese. Por fim, chega-se à reconstituição do momento de construção da pátria e, com ela, à reorganização dos serviços públicos em São Paulo. Tal percurso permite identificar as diferentes concepções de recrutamento e qualificação docentes, bem como as várias representações sociais do professor em distintos momentos históricos da escola pública primária
Abstract: The core of this work is to analyse the recruitment and qualification practice of primary public school teachers in São Paulo, during 1892 to 1933. The purpose is to investigate the technologies developed by the modern State, in order to control individually and socially people, when it comes to education. The analysis deals with the mechanisms produced and managed by the State with the intention to mould the behaviour and to create a proper person to be adapted to live in a modern society. Therefore, this thesis supports that the formation process of the elementary school teacher in São Paulo, in the first decades of republican government, was based on technological strategies guided by the State. The starting point of the following analytic steps is to investigate socially, politically and economically the construction history of first school in São Paulo. Moreover, the essay tries to analyse how the recruitment and qualification process, in those times, was important to define the pedagogical competence required to become a teacher. Official documents, laws, decrees, edicts, periodicals, memoirs and governmental texts were fundamental sources of this thesis. The final analysis reveals some conclusions about the construction of the republican country, as well as the public services in São Paulo. It is an attempt to identify not only some conceptions of teacher recruitment and formation, but also its many social representations, according to different historical moments of the primary public school in Brazil
Palavras-chave: recrutamento de professores
Qualificações profissionais
Tecnologia educacional
Professores de ensino primário
Educação e Estado - São Paulo (estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Souto, Rosiley Aparecida Teixeira. Recrutamento e qualificação de professores primários na Instrução Pública Paulista (1982 a 1933): um estudo das tecnologias de Estado. 2005. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10800
Data de defesa: 26-Jul-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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