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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10798
Tipo do documento: Dissertação
Título: Artes na educação infantil: um estudo das práticas pedagógicas do professor de escola pública
Autor: Carvalho, Maria Thereza Ferreira de 
Primeiro orientador: Giovinazzo Junior, Carlos Antonio
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir as implicações da formação docente e sua prática em sala de aula, dentro da perspectiva da teoria crítica. Especificamente, examinaram-se os elementos oferecidos a partir das escolhas dos professores, buscando associar tais preferências à sua formação inicial e continuada. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de educação infantil, na cidade de Campos do Jordão, tendo como sujeitos focais três professoras. Utilizaram-se os princípios metodológicos da observação em sala de aula como procedimentos de identificação e análise de dados. Primeiramente, caracterizaramse os objetivos dos professores para atender às exigências oficiais em contraponto com a prática em sala de aula. Em seguida, cruzaram-se os dados referidos aos usos das informações e avaliando-se as possíveis contribuições na aprendizagem e prática em artes. Com base nos dados analisados, verificaram-se as relações entre usos das artes (visuais, música e artes do corpo) e os tipos de atividades desenvolvidas em sala de aula, além do registro de procedimentos e atividades planejadas, e estímulos em situações concretas de aprendizagem. As alterações nas políticas educacionais frente ao trabalho realizado na educação infantil pública conduzem a uma reflexão sobre a formação do professor e sua necessidade de atender às exigências oficiais decorrentes das mudanças curriculares promovidas nesse nível de ensino. A adequação do professor, em face de suas condições de trabalho, enfrenta inúmeros elementos dificultadores, entre eles a sua formação. A importância da área de artes como recurso e conteúdo nos currículos escolares é confirmada pelas pesquisas e preconizada pela legislação brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No entanto, reafirma-se que existem outras possibilidades além do que é proposto por lei quanto à fruição da arte como cultura. Para o esclarecimento sobre as práticas de tais professores, busca-se aqui focalizar a inserção da arte, e sua necessária relação com os demais campos do conhecimento, a partir da percepção dos próprios professores sobre a dimensão estética. Sendo assim, a formação do professor, sua atuação sobre o ambiente e as propostas para as artes em sala de aula pretendem ser discutidas nesse projeto. E para tanto, partiu-se das noções de experiência, cultura de massa, teoria da pseudoformação e da pseudocultura como conceitos que regem a crítica dos teóricos frankfurtiamos sobre o capitalismo tardio, como também seus efeitos sobre a educação e sobre a estética na sociedade contemporânea
Abstract: This work aim is to discuss the implications of teacher s formation in its practical classroom teaching considering the perspective of Critical Theory. Specifically this study identifies the elements of stimulation offered by the teacher choice associated with their formation. The research was focused on two public elementary schools, having the focus point as three teachers of those schools. It used the methodological principles of observation in the classroom as a procedure to identify and analyze the information collected. First of all, the study characterizes the aims of the teachers to attend the official requirements differing from classroom practice. Afterwards, compare the information collected evaluating the possible contributions in the process of learning and practicing arts. Based on the data analyzed it was found that the relation between the use of arts (visual, musical and body arts) and types of activities developed in classroom, identifies models and methods planned and the stimulation in its use in concrete learning situations. The alterations in educational politics face the work done in public infantile education. It leads to a reflection about the teacher formation and their needs to follow the official requirements that come from curricular changes made on this level of education. The adequacy of the teacher faces his or her conditions of working on many elements of difficulty, for example, their formation. The importance of art as an asset or in the contents of school curriculums it s confirmed by research and praised by the Brazilian legislative system through National Curriculum Parameters. Although, it s known that there is another possibility beyond what is proposed by laws meaning fruition of art as culture. For the enlightenment about the teachers practices, this work focus on the insertion of art and its necessary relation with other fields of study, starting with the perception of the own teachers about esthetical dimension. Putting it this way, the teachers formation and action their on the ambience and proposal of arts in classroom are discussed manly starting with the notion of experience, mass culture, pseudo formation theory and pseudo culture as concepts that reacts with the critical of Frankfurt theorists about late capitalism and its effects in education and the esthetic on contemporaneous society
Palavras-chave: Ensino de artes
Educação infantil
Teoria crítica da sociedade
Art education
Infantile education
Critical theory of society
Arte -- Estudo e ensino (Elementar)
Educacao de criancas
Professores de educacao pre-escolar -- Formcao profissional
Pratica de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Carvalho, Maria Thereza Ferreira de. Artes na educação infantil: um estudo das práticas pedagógicas do professor de escola pública. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10798
Data de defesa: 10-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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