???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10796
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação escolar indígena: construção curricular da Escola Estadual Indígena Krukutu
Autor: Borsatto, Fernanda Serra
Primeiro orientador: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumo: Essa pesquisa busca entender a relação estabelecida entre o povo indígena Guarani Mbyá da aldeia Krukutu, localizada no bairro da Barragem, na zona sul do município de São Paulo, e a construção curricular no processo de escolarização. Essa pesquisa pretende, ainda, propiciar uma análise sobre as idéias e práticas que têm norteado a proposta de uma escola indígena específica e diferenciada. Para a realização desta, tivemos como referências teóricas, autores ligados ao estudo da população Guarani como: Ladeira, Meliá, Nimuendaju entre outros; e autores voltados aos estudos do currículo tais como Thomaz Tadeu da Silva, Antônio Flávio Moreira, Gimeno Sacritán e Michael Apple e Forquin. Os procedimentos de pesquisa abrangeram: a análise das fontes legais, pesquisa de campo na aldeia Krukutu e análise de documentos
Abstract: This research intends to understand the relationship established between the Guarani Mbyá indigenous people from the Krukutu village, located at the Barragem neighborhood, in the south side of the district of Sao Paulo, and the curricular construction in the schooling process. Moreover, this research intends to provide an analysis of the ideas and practices which have been guiding the proposition of a specific and differentiated indigenous school. For the realization of the aforementioned research, we had as theorical references, authors connected to the study of the Guarani population: Ladeira, Meliá, Nimuendaju among others; and authors dedicated to the study of the curriculum, such as Thomaz Tadeu da Silva, Antonio Flavio Moreira, Gimeno Sacritan and Michael Apple and Forquin. The research procedures scoped: the analysis of legal sources, field research in the Krukutu village and documentation analysis
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Currículo
Indigenous school education
Curriculum
Krukutu School
Escola Estadual Indigena Krukutu (Sao Paulo, SP)
Indios -- Educacao -- Sao Paulo (cidade)
Indios Guarani -- Sao Paulo (cidade)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Borsatto, Fernanda Serra. Educação escolar indígena: construção curricular da Escola Estadual Indígena Krukutu. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10796
Data de defesa: 26-Apr-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Serra Borsatto.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.