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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10787
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história nas escolas secundárias brasileiras (1942 1961)
Título(s) alternativo(s): The history teaching in the Brazilian secondary schools (1942 1961)
Autor: Bernardes, Rodolfo Calil 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Buscando caracterizar o ensino de História, em nível secundário, no período compreendido entre a reforma do ministro Gustavo Capanema (1942) e a LDB (1961), além de localizar e analisar debates deste período, referentes ao ensino de História, analisamos textos normativos oficiais e artigos referentes ao ensino de História, publicados nos seguintes periódicos: Atualidades Pedagógicas, EBSA: documentário do ensino, Escola Secundária, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista de Educação, Revista de História e Revista de Pedagogia. Estas fontes nos permitiram compreender melhor como era o ensino de História nas décadas de 1940 e 1950, já que, através delas, procuramos analisar como era a configuração dos elementos constituintes, caracterizados por Chervel e sintetizados por Bittencourt, da disciplina escolar: 1) suas finalidades, 2) seus conteúdos explícitos, 3) seus conteúdos de ensino e de aprendizagem e 4) suas atividades de avaliação. Caracterizando-os, tivemos condições de inferir como funcionava o ensino de História neste período, já que as proposições de como este deveria ser, segundo os debatedores dos periódicos, indicam como este realmente seria
Abstract: Intending to caracteryze the History teaching in the secondary level of scholarity in Brazil in the period between 1942 (Capanema s reform) and the 1961 (Directives and Basis Law - LDB) beside to locate and to analyze History teaching debates, this paperwork investigated educational laws and articles of the following educational periodicals: Atualidades Pedagógicas, EBSA: documentário do ensino, Escola Secundária, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista de Educação, Revista de História e Revista de Pedagogia. By the analysis of these originals we could understand the History teaching configuration in the 1940 and 1950 decades, because through the content of these originals we had investigated the configuration of the constituent elements of disciplines pertaining to school, characterized for Chervel and synthesized for Bittencourt, which means 1) purposes, 2) explicit contents, 3) educational and learning contents and 4) evaluation activities. By that means, we could to infer how the History teaching had worked in this period, since the debates about how it should be indicates how it really is
Palavras-chave: Ensino de história
Periódicos educacionais
History teaching
Secondary education
Educational periodicals
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Bernardes, Rodolfo Calil. The history teaching in the Brazilian secondary schools (1942 1961). 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10787
Data de defesa: 17-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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