???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10783
Tipo do documento: Dissertação
Título: A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
Autor: Gomes, Daniel Mendes 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Este trabalho aborda as mudanças de conteúdo da disciplina de Geografia no período de 1960 a 1989. O objetivo é contribuir para os estudos sobre História das Disciplinas Escolares com o estudo da Geografia como disciplina escolar, apontar as rupturas e continuidades dos saberes dessa disciplina. Buscando identificar o que está por trás das mudanças e continuidades dos conteúdos de Geografia serão analisadas as obras didáticas dos principais autores que escreveram no período delimitado. O livro didático é a principal fonte desta pesquisa, pois a análise que se propõe aqui é verificar as mudanças no currículo real. Além dessa, outras fontes de pesquisa também serão consultadas; as demais fontes serão as propostas e leis que organizam o currículo formal, os periódicos da disciplina em questão o Boletim Paulista de Geografia, a revista Orientação e os anais de encontros e congressos de Geografia produzidos pela AGB
Abstract: This paper deals with the changes in the content of the geography subject in the period from 1960 to 1989. The objective is to contribute to the studies on History of School Subjects with the study of geography as a school subject, to point out the interruptions and continuities of the knowledge of this subject. In order to identify what is behind the changes and continuities of the content of geography, didactic works of the main authors from the abovementioned period will be analyzed. The textbook is the main source of this research since the analysis I propose is to verify the changes in the actual syllabus. Other research sources will also be consulted, such as the proposal and laws that organize the formal syllabus, the periodical publications of such subject o Boletim Paulista de Geografia [São Paulo Bulletin of Geography], the journal Orientação [Orientation] and the annals of meetings and congresses of geography made by AGB [Association of Brazilian Geographers]
Palavras-chave: Geografia
História das disciplinas
Geography
Textbooks
History of subjects
Geografia -- Estudo e ensino -- Brasil
Livros didaticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Gomes, Daniel Mendes. A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989). 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10783
Data de defesa: 24-Feb-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Mendes Gomes.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.